30 de set. de 2010

Para guru da análise técnica, investimento de longo prazo acabou

O russo Alexander Elder defende o trading e chama de "fantasia" o uso de algoritmos no mercado

João Sandrini e Julia Wiltgen, de EXAME.com

São Paulo - No mercado financeiro, nada desperta mais amor e ódio do que a análise técnica. Quem gasta meses avaliando informações sobre uma empresa considera esoterismo a negociação de ações baseada em comportamentos-padrão visualizados em gráficos. Já aqueles que se aproveitam das tendências do mercado para lucrar com operações de curto prazo acham que é perda de tempo analisar os fundamentos de uma empresa.

Esta semana, um dos maiores gurus da análise técnica chega ao Brasil para colocar mais lenha na fogueira. Autor de livros como "Aprenda a Operar no Mercado de Ações: Come Into My Trading Room" e "Como se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso", o russo radicado nosEstados Unidos Alexander Elder faz duas palestras gratuitas na Expo Money São Paulo, a maior feira de finanças pessoais da América Latina.

Em entrevista a EXAME, Elder despreza todas as estratégias de investimento com exceção da análise técnica. Em relação à negociação de ações a partir de fórmulas matemáticas inseridas em um computador, uma das principais tendências no mundo desenvolvido, Elder afirma que essa é uma "fantasia" que está fadada a um fim breve. Já o investimento de longo prazo em bolsa seria um método antigo que "só funcionou para nossos avós".

Em relação à análise técnica, Elder não economiza elogios, apesar de muitas vezes soar evasivo como um político em campanha eleitoral. Ele não se arrisca a fazer previsões sobre a bolsa, não revela qual é a taxa de retorno de seus próprios investimentos e se irrita facilmente diante da insistência por respostas menos genéricas sobre estratégias que funcionam. Entre outras obviedades, diz que o trader precisa "limitar seu risco e manter um diário de suas operações". Veja a seguir os principais trechos da entrevista:

Leia o resto da entrevista em Portal Exame





Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL