4 de mai de 2010

EUA estudam investigar Apple por prática antitruste, diz jornal


Empresa exige uso exclusivo de suas ferramentas para criação de aplicativos.
Política poderá ser questionada por Justiça e FTC, segundo 'New York Post'.

O Departamento de Justiça e a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA estão prestes a iniciar uma investigação antitruste sobre a nova política da Apple de exigir que desenvolvedores de software utilizem apenas ferramentas de programação da companhia para criar aplicações para dispositivos como o iPhone e o iPad. A informação foi publicada nesta segunda-feira (3) no “New York Post”, que citou “uma pessoa próxima ao assunto”.
Segundo a fonte não identificada da publicação, os reguladores devem decidir nos próximos dias se vão ou não iniciar a investigação.
Críticos da Apple dizem que a companhia está prejudicando a concorrência, ao forçar que os programadores optem por criar um aplicativo exclusivamente da Apple em vez de um que sirva tanto nos dispositivos da gigante quanto nos de suas rivais. Segundo eles, devido a orçamentos limitados, os desenvolvedores acabam se concentrando em apenas um formato.
Representantes do Departamento de Justiça e da FTC não quiseram comentar o caso, enquanto a Apple não retornou as ligações, ainda segundo o “New York Post”.
Ainda de acordo com a reportagem, apesar de a Apple concentrar a maioria dos aplicativos, ocupa um distante segundo lugar no mercado de sistema operacional. Segundo dados da comScore, a RIM, fabricante do BlackBerry, tem 42% do mercado, enquanto a Apple tem 25%. Logo atrás vem Microsoft, com 15% e o Google, com o Android (9%).
G1.com
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

Vídeos

Loading...

DICA EMPRESARIAL