5 de out. de 2010

Conheça os tratamentos que combatem as estrias

Lesões podem ser combatidas, se recentes e amenizadas, se antigas


As estrias surgem quando ocorre o rompimento das fibras colágenas, responsáveis pela elasticidade da pele. Essas fibras têm um formato de três hélices contorcidas em um mesmo eixo, e se encontram na segunda camada da pele, a derme. Segundo o dermatologista Claudio Mutti, da Clinica Visia, de São Paulo, elas se rompem por diversos motivos: aumento de peso brusco, seja em uma gravidez ou pelo "efeito sanfona"; durante a fase da puberdade, no crescimento acelerado e também por causa de alguns medicamentos, como é o caso do uso de corticóides.

Em alguns casos elas podem ser prevenidas, evitando o ganho de peso e aumento muscular rápido, assim as fibras tem uma menor chance de romper e dar origem a estrias. Em outros casos isso não e possível de ser evitado, como no crescimento rápido do adolescentes, a distensão da barriga da gestante.

Os cuidados básicos com a pele também diminuem a chance do seu aparecimento. Nesse caso, a hidratação é a melhor aliada, pois uma pele mais hidratada suporta mais os efeitos da distensão.

— O aparecimento das estrias é determinado principalmente pela genética, as vezes nos deparamos com pacientes obesas sem nenhuma estria, e outras, que com uma pequena distensão da pele formam muitas estrias. Isso tudo se deve a genética de cada paciente — explica o especialista.

Segundo Mutti, a alimentação é muito importante para se evitar o aparecimento das estrias. Para fugir do problema, a dieta deve ser pobre em doces e gorduras, rica em vitamina c. Além disso, é fundamental que se beba muita água, pois ela irá auxiliar a produção de colágeno, com a finalidade de melhorar a elasticidade da pele.

Os exercício físicos também são importantes, pois alem de diminuir o acúmulo de gordura, o músculo estimulado propicia uma melhor circulação local, tanto sanguínea como também linfáticas.

— Uma circulação linfática eficiente faz com que tenha menos inchaço e por conseguinte menor distensão. Porém, exercícios de musculação que visem a hipertrofia do músculo pode propiciar o aparecimento de novas estrias — ressalta.

O especialista ressalta que o uso de cremes à base de óleo de amêndoa, Aloe vera, hamamelis, uréia, ácido lático, auxiliam no processo de hidratação e regeneração celular.

— A boa hidratação permite maior distensão sem arrebentar a pele, o que daria lugar as estrias — explica.

As estrias são lesões irreversíveis e, portanto, não existe um tratamento que possa combater os danos. Os tratamentos existentes no mercado visam apenas melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor.

— Vale ressaltar que, no caso de estrias recentes, são lesões avermelhadas que podem ser removidas com a luz intensa pulsada ou lasers que tem como alvo o pigmento avermelhado das mesmas. Quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Essas estrias recentes podem chegar a desaparecer completamente — explica.

Para lesões mais antigas, as estrias brancas, o dermatologista recomenda alguns tratamentos:

:: Microdermoabrasão 

Consiste em remover as células mortas da camada mais externa da pele, através de um equipamento que faz uma esfoliação das lesões, estimulando a formação de colágeno e elastina na pele, tratando progressivamente as estrias.

:: Intradermoterapia

Consiste em injeções de substâncias na derme, através de uma agulha de 4 mm, visando estimular o surgimento de um novo colágeno e melhorar a circulação do local.

:: Peeling químico

Nesse tratamento é feito a aplicação de ácidos que promovem uma descamação local e produção de novas fibras de colágeno, e uma retração das estrias.

:: Radiofrequência (Accent)

Estimula o colágeno e promove uma reorganização da trama elástica, melhorando o aspecto das estrias.

:: CO2 fracionado 

Laser que busca melhorar a qualidade da pele e atenuar as estrias. Nesse caso, podem ser feitas sessões mensais para alcançar um resultado melhor.

Fonte: donna DC
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL