14 de fev de 2012

Antena Wi-Fi em spray pode ser usada em qualquer superfície

A dificuldade de encontrar um sinal Wi-Fi, ou uma fonte de recepção/transmissão de sinais para dispositivos sem fio pode estar chegando ao fim, com a solução da empresa Chamatech: um spray que pode pintar antenas de transmissão de dados em qualquer tipo de superfície ou objeto.


O conceito foi apresentado durante o evento “Solve for X”, um fórum patrocinado pelo Google, que tem como objetivo encorajar e ampliar iniciativas que visam encontrar soluções para grandes problemas do planeta. O fator “X” proposto no evento é resultado da somatória de um grande problema, uma solução radical e uma tecnologia inovadora.

A ideia do spray da Chamatech é simples, inovadora, e bem funcional. Através de um spray que libera um material especial, toda e qualquer superfície pode se transformar em uma “antena Wi-Fi virtual”, que é capaz de transmitir e receber sinais de de dados, além de melhorar a recepção de outros dispositivos presentes no ambiente.

Na prática, com o spray, qualquer parede, mesa, cadeira ou objeto pode se transformar em uma antena Wi-Fi. Além de ampliar a capacidade de transmissão do sinal sem fio em uma residência, é uma forma barata de oferecer essa conectividade para locais de baixa renda. Com um produto que custa bem menos do que um roteador sem fio, residências e estabelecimentos comerciais e de ensino podem, por exemplo, reforçar a potência do sinal WiMax de uma cidade, ou até mesmo do roteador doméstico.

Outra vantagem prometida pelo kit desenvolvido pela Chamatech é que o usuário poderá utilizar a antena em spray para ampliar a capacidade de recepção de sinais sem fio de smartphones, tablets e computadores. E a melhor parte: tudo isso, com um menor consumo de bateria desses equipamentos, e com um alcance maior do sinal.

Para se ter uma ideia da eficiência do projeto, eles transformaram uma árvore comum em uma antena, que é capaz de transmitir o sinal VHF a uma distância superior a 22 km. Ou seja, o dobro do que uma antena comum é capaz de transmitir. Sobretudo, quando utilizado em smartphones, o spray é capaz de aumentar o nível de sinal em, pelo menos, 10%.

Governos de diversos países já demonstraram interesse na antena em spray, para utilização em seus departamentos de defesa. Abaixo, vídeo que explica o projeto.



Fonte: www.techtudo.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

Vídeos

Loading...

DICA EMPRESARIAL