13 de fev de 2012

Corrida leve pode cansar menos do que uma caminhada

Fisioterapeuta dá dicas para iniciantes na prática de exercícios físicos.


Grande parte dos atletas iniciantes escolhem as tradicionais caminhadas para começar a prática de atividades físicas. Mas um estudo recente mostrou que praticar uma corrida em baixa intensidade é menos cansativo e melhor para os músculos do que andar depressa.

Durante o estudo, pesquisadores americanos analisaram pessoas em esteiras enquanto andavam e corriam. Eles concluíram que um músculo da panturrilha funciona como um câmbio de carro, ajudando o corpo a mudar de "marcha". Ele segura o tendão de Aquiles, fazendo com que o corpo gaste energia para esticá-lo. O tendão, por sua vez, libera energia para ajudar no movimento do pé.

— A corrida diminui o mau colesterol e estimula a produção do bom colesterol, fortalece a massa óssea, protegendo contra a osteoporose, ajuda a controlar o estresse, diminui a ansiedade, melhora a capacidade respiratória e o desempenho nas tarefas e atividades que exigem concentração — enumera a fisioterapeuta Luciana Costa, coordenadora do curso de Osteopatia da Faculdade Inspirar, de Curitiba-PR.

Os riscos, segundo ela, são maiores com uso de tênis inadequados ou com excesso de esforço, sem que o praticante repouse entre os treinos.

— Os perigos para a saúde também podem aumentar se você praticar a corrida num ritmo muito forte, em longos períodos e na frequência máxima dos batimentos cardíacos permitidos. Por isso, a corrida em ritmo leve é adequada para quem quer melhorar sua saúde — completa.

Dicas da fisioterapeuta para quem está começando

:: Nas duas semanas o corpo precisa criar resistência ao esforço. Depois disso, a caminhada pode ser mais intensa que o normal.

:: Na terceira semana, já começa o estágio intermediário, podendo aumentar o tempo e o ritmo do exercício para 45 minutos. Caminhe por 10 minutos seguidos de cinco minutos de trote.

:: Na quarta semana, a pessoa pode diminuir a frequência da caminhada. O indicado é caminhar por dois minutos e correr três, sempre alternando.

:: Da sexta semana em diante, o ideal é começar com meia hora de caminhada e meia de corrida.

Fonte: diariocatarinense.clicrbs.com.br

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