2 de fev. de 2012

Dias quentes pedem cardápio especial e água para evitar desidratação

Ideal é tomar dois litros de água por dia, conforme nutricionista.



Com o aumento da temperatura, que deve durar até quinta-feira da semana que vem, as pessoas devem ficar mais atentas ao consumo de alimentos mais leves e muita água para evitar a desidratação. Essa é a indicação dos nutricionistas e que a mato-grossense, Fernanda Frasson, 27 anos, em férias em Jurerê Internacional, segue à risca.

— Como muita salada, frutas e tomo muita água para hidratar. Assim, tenho mais disposição para passar o dia todo na praia — diz a jovem.

Segundo a nutricionista Daniela Muniz dos Santos, o ideal é tomar dois litros de água por dia. Se a pessoa não gosta do líquido, pode optar pelos chás e sucos de fruta, especialmente os combinados, para ter maior aproveitamento de vitaminas e minerais. O mais indicado para hidratação é a água de coco.

— Com o calor, a gente transpira mais e perde sais minerais. É importante ir repondo. Também é interessante evitar os refrigerantes que contém café e concentração de açúcar e não hidratam — explica a especialista.

Já os isotônicos, Daniela diz que deve-se tomar só com recomendação médica porque têm alta concentração de sódio, que pode prejudicar pessoas que sofrem de algum mal, como a hipertensão.

Outra aposta são os alimentos leves, como peixes, carnes brancas e frutas. Evitar industrializados e fritura. Daniela observa que quanto mais gordura, mais difícil fica a digestão, o o que faz a pessoa sentir mais calor.

— Outra coisa legal de fazer é consumir verdura e legumes frescos, que são ricos em água minerais e eletrólitos — ensina.

Fonte: www.clicrbs.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL