8 de fev. de 2012

Empresas de transporte coletivo da Grande Florianópolis aderem à bilhetagem eletrônica

Biguaçu e Jotur colocam em funcionamento, a partir do dia 16, o novo sistema em todos os ônibus.

A implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Intermunicipal Fácil para as empresas de transporte coletivo da Grande Florianópolis, que deixarão de utilizar os passes de papel, começa na quinta-feira, dia 16. Até lá, as máquinas para o uso de cartão entram em operação para todas as linhas das empresas Jotur e Biguaçu.

Na primeira etapa, o cartão eletrônico será disponibilizado só para quem usa vale-transporte (VT) — cerca de 80 mil pessoas. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) assegura que, por 60 dias, os cobradores continuarão aceitando os bilhetes. Após o prazo, usuários poderão procurar o Setuf para transferir o valor de seus passes para o cartão.

Outras empresas vão aderir

As empresas Estrela e Imperatriz também vão utilizar a bilhetagem eletrônica, dentro de até 70 dias, quando os ônibus estiverem adaptados. A transição começará também com usuários de vale-transporte.

— Para evitar tumultos, decidimos fazer a mudança de forma gradativa, começando com o VT, porque o volume de usuários desse serviço é muito grande — explica o presidente do Setuf, Waldir Gomes da Silva.

Facilidade e mais segurança

A avaliação do Setuf é de que o cartão eletrônico diminui a quantidade de dinheiro nos caixas dos ônibus, o que reduz a quantidade de assaltos e proporciona maior tranquilidade para os passageiros. Segundo o órgão, o cartão também dificulta fraudes na compra de vale-transporte.

O presidente Waldir Gomes da Silva explica que os passes de papel são um problema, pois, na prática, equivalem a dinheiro e atraem golpistas e assaltantes, como tem ocorrido nos últimos dias em Florianópolis.

— Para as empresas, a mudança significa uma diminuição na demanda de trabalho, pois não será preciso entregar os passes de vale-transporte em mãos aos funcionários — considera.

Futura integração

O presidente do Setuf afirma que a tecnologia do cartão eletrônico oferece a possibilidade de realizar a integração intermunicipal, como usar um cartão de Florianópolis em um ônibus de Biguaçu, por exemplo, mas adianta que não existe prazo para implantação.

Ele explica que o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) ainda estuda o sistema para elaborar um projeto que viabilize a integração do transporte coletivo entre os municípios da Grande Florianópolis.

De acordo com o sindicato, somente a empresa Santa Terezinha ainda não anunciou a adesão ao sistema de cartão eletrônico. Todas as outras empresas estabeleceram prazos para que a nova operação entre em vigor.

Dúvidas

::: Quais tipos de cartões serão oferecidos pelas empresas?

Vale-Transporte, Estudante, Cidadão e especiais, para portadores de deficiência e idosos. Cada empresa oferecerá os seus próprios cartões de VT, Estudante e Cidadão. Os usuários especiais utilizarão o mesmo cartão para transitar por linhas de todas as empresas.

::: Como faço para pegar o meu cartão de vale-transporte?

A entrega será realizada pelo seu empregador. Informe-se no Departamento Pessoal da empresa em que você trabalha para saber em quanto tempo terá o seu cartão em mãos.

::: Eu não utilizo vale-transporte. Já posso fazer outro tipo de cartão?

Não. O Setuf ainda não começou a cadastrar em outras categorias os usuários de empresas intermunicipais. O cartão eletrônico será liberado para usuários especiais até o final de fevereiro. Depois, começa o cadastramento de estudantes e, por fim, chega a vez dos usuários do Cartão Cidadão. Tudo será concluído ainda no primeiro semestre.

::: O preço da passagem continua o mesmo?

Sim. Nenhum valor foi alterado.

::: Quando o cadastro para outros cartões for liberado, precisarei pagar alguma taxa?

O único cartão com taxa de cadastrado é o de Estudante. O valor permanecerá R$ 2,70.

Empresas que adotarão o cartão

::: Biguaçu: 16/2
::: Jotur: 16/2
::: Estrela: em 30 a 60 dias
::: Imperatriz: em até 70 dias
::: Santa Terezinha: ainda não aderiu

Fonte: www.clicrbs.com.br

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL