6 de fev. de 2012

Hidratar o cabelo é essencial para manter sua saúde, sobretudo em temporada de praia

Veja quais são os tratamentos para recuperar os fios com problema.


Quando o cabelo está precisando de ajuda, os fios caem, quebram, parecem fracos, porosos e embaraçam a qualquer movimento.

— Dá para sentir pelo toque, o cabelo fica áspero — resume o cabeleireiro Jean Saito.

Esses sintomas podem ser sinal de desnutrição capilar - e, em alguns casos, uma hidratação feita em casa não é suficiente. Jean explica que os tratamentos caseiros normalmente devolvem umidade ao fio, enquanto os tratamentos feitos no salão possuem nutrientes para dar vitalidade ao cabelo. O ideal é fazer o tratamento no salão e depois continuar a manutenção em casa.

— À medida que o cabelo é lavado, vai eliminando o excesso de produto. A hidratação caseira ajuda a durar mais — explica.

As razões para a perda de nutrientes dos cabelos são muitas: química em excesso, coloração constante, falta de cuidado, estresse, problemas hormonais e até nutricionais, que podem ser abrandados com dietas. Para aqueles que acreditam que o fio está fraco, mas preferem uma análise mais profunda da sua composição, existem tratamentos capazes de fazer o diagnóstico preciso.

— Na avaliação do couro cabeludo, o scanner faz uma análise para detectar seborreia, descamações e há também uma análise nutricional, feita por profissionais que detectam a quantidade de proteínas, lipídios, minerais e açúcares. A partir do resultado, encaminhamos o cliente para o tratamento adequado — esclarece Alessandra Siqueira, diretora de um spa para cabelos.

Mesmo sem a análise, um cabeleireiro bem treinado é capaz de, pelo toque, fazer uma avaliação da situação dos fios e determinar qual é o melhor plano de ataque - bem como quais são os produtos que vão fazer mais efeito.

Principais tratamentos

:: Botox: à base de toxina botulínica, reconstrói de dentro para fora, passando pela medula, córtex e cutícula de cada fio. O objetivo, além de hidratar, é deixar os cabelos mais jovens, retardando o processo de envelhecimento natural dos fios.

:: Cauterização: feita com queratina, enrijece e fortalece o fio, evitando a queda e a quebra.

:: Selagem térmica: é parecida com a cauterização, mas faz o uso do calor da chapinha.

:: Escova penetrante: reconstrói os fios de dentro para fora, preenchendo as camadas debilitadas e dando força, brilho e maleabilidade aos cabelos.

Fonte: diariocatarinense.clicrbs.com.br

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL