6 de dez. de 2010

Bar e Restaurante do Arante


Tudo começou em 1958 quando Arante Monteiro e sua esposa Osmarina Maria Monteiro, abriram uma pequena venda para os pescadores. Vendiam-se verduras, frutas, ovos, peixes, bebidas, bolachas, fumo de corda e pratos de comida.
Era conhecido como a “Bodega do Arante” e se localizava na então “rua de cima”. Na década de 60 o Bar do Arante se transferiu para a beira da praia, onde hoje se encontra, com o nome de “Pesqueiro Velho”. Nesta época muitas pessoas da cidade já andavam por aqui. Eram pescadores e aventureiros que aqui aportavam e precisavam de comida. Dona Osmarina então preparava o peixinho frito com pirão. Quando não queriam voltar apara a cidade ou o tempo piorava, muitos dormiam por aqui mesmo.
A partir da década de 70, estudantes vindos principalmente de São Paulo e Rio Grande do Sul, passaram a freqüentar a Praia do Pântano do Sul, para seus acampamentos durante o verão. A fim de avisar os amigos que ainda estivessem por chegar, os estudantes deixavam no bar bilhetes dizendo qual era sua localização. Bebendo sua cachacinha (que sempre foi de graça) e observando o vai e vêm dos barcos, as gaivotas, as ilhas e ouvindo o barulho das ondas, não há quem não vire poeta. Foi ai que nasceu a mais famosa mania do Bar do Arante, os bilhetes colados na parede. Até hoje é assim, depois da primeira cachacinha todos viram poetas.
Já foram contados mais de 70 mil e um livro foi feito sobre o assunto: “Os bilhetes do mundo nas paredes do Arante”, de Paulo Alves.
Hoje, graças a boa imagem que o bar conquistou ao longo dos anos, ele é referencia nacional e internacional da culinária da ilha e do litoral de Santas Catarina, onde houve a colonização açoriana.
Temos muito orgulho de fazer parte da história do nosso lugar e de nossa cidade.
Agora também conta com um novo e amplo espaço para eventos do segundo piso do restaurante com uma vista privilegiada da praia e das ilhas. Venha Conferir
Você é bem vindo, portanto divirta-se, tome uma cachacinha, coma bem, e principalmente, sinta-se em casa.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL