26 de mar. de 2010

Metade dos jovens anda com motorista alcoolizado

Do Metro

cidades@eband.com.br

Apesar de favoráveis à lei seca, a maioria dos adolescentes aceita pegar carona com amigos que tenham ingerido bebidas alcoólicas. O número é mais alto entre jovens do sexo masculino (61,2%), enquanto as meninas são mais responsáveis (50,7%).

Isso é o que aponta o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que realizou uma pesquisa em seis capitais do país (Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre e Recife). Foram ouvidos 868 adolescentes.

O problema é que a maioria dos adolescentes (34,1%) pega carona com amigos mais velhos para ir e retornar das baladas. Apesar disso, boa parte (28,1%) recorre ao transporte público ou ao táxi para respeitar a lei seca.

Bafômetro e cinto de segurança

O levantamento questionou ainda se a pessoa sopraria o bafômetro caso fosse flagrada dirigindo sob efeito do álcool. Quase 65% dos adolescentes responderam que sim.

Outro ponto abordado foi o uso de cinto de segurança no banco traseiro. Uma minoria (21,1%) respondeu que utiliza essa proteção, enquanto boa parte (30,7%) disse que não usa.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL