23 de mar. de 2010

Piercing Dental - A Odontologia Cosmética Em Alta No Brasil

A Nova Ordem da Odontologia Contemporânea do Terceiro Milênio não está apenas em tratamentos curativos para doenças na cavidade bucal. É consenso na área da saúde de que o enfoque principal deva ser a atenção básica na saúde através de ações de prevenção em massa s para diminuir a incidência de determinadas doenças e diminuir por conseguinte os gastos em tratamentos mais onerosos.

Na respeitada Odontologia Brasileira algumas tímidas ações preventivas têm diminuido nas últimas décadas o índice de enfermidades orais como a cárie dentária e as doenças ao redor do dente (periodontal, inflamação gengival, causada por retenção de placa bacteriana e tártaro). Entre tais ações temos a fluoretação de água de abastecimento e equipes odontológicas em postos de saúde e no Programa de Saúde da Família, além de mais facilidade de acesso a informações a respeito da prevenção em Odontologia. Porém a situação entre os pobres está longe de ser a ideal segundo a Organização Mundial de Saúde.



Do outro lado a nova geração classe média / alta já não apresenta muita cárie dentária como seus pais e avós e a Odontologia Estética Cosmética ganha impulso nesse início de milênio. A preocupação entre os adolescentes e adultos jovens está com a aparência e o destaque no seu sorriso. Assim como a Medicina Estética está em evidência atualmente, no campo da Odontologia tratamentos como alinhamento de dentes com aparelhos ortodônticos ou facetas, clareamento dentário e mesmo a colocação de pequenos adereços nos dentes apresentam uma grande demanda: um belo sorriso ajuda a abrir muitas portas, sejam profissionais, sociais ou pessoais.

O TWINKLE - Como é conhecido o piercing dental nos Estados Unidos e Europa. Termo que significa brilho rápido, lampejo, que é algo que os adornos proporcionam conforme a pessoa sorri.A moda ficou adormecida, mas já brilha em bocas famosas como as de Britney Spears, Mick Jagger e Madonna.

Na verdade, essa história começou antes de Cristo. Mouros, árabes e ciganos decoravam os dentes com esse acessório. Mas foram os hippiesnas décadas de 60 e 70 que, entre tantas contribuições, trouxeram mais essa inovação e popularizaram o piercing dental.
Atualmente, graças à evolução dos materiais adesivos odontológicos, é possível a colocação de enfeites e pequenas jóias sobre os dentes sem a necessidade de desgastá-los . O piercing é colocado por um profissional da área da saúde, o cirurgião-dentista, totalmente qualificado para atuar com higiene e segurança. O dentista necessita em média de 15 minutos para fixar o twinkle no dente da paciente. Geralmente o dente escolhido é o incisivo lateral superior ou o canino.
Este procedimento é semelhante à colagem de um bráquete ortodôntico de aparelho fixo, isto é, nenhuma estrutura dentária é prejudicada. Não é necessária a aplicação de anestesia já que não ocorre nenhuma dor durante o procedimento. O dentista apenas coloca um adesivo no dente e fixa o piercing, que ficará aderido por aproximadamente 3 meses, sendo que poderá ser retirado a qualquer momento que a pessoa desejar, bastando procurar o cirurgião-dentista. É importante salientar que a colocação do twinkle é totalmente indolor, não existem contra-indicações, e ao ser retirado não deixa nenhuma mancha no dente.


Dr. Everton Pedro Camilo

CRO 3334

Clinica CIOSC
Rod. SC 406 , 179 - Clinica - Morro das Pedras
Florianópolis - SC, CEP 88064000, Brasil
Tel: (48) 3237-9137 - Celular: (48) 9156-4051 ou 9156-4049
Email: eudesbolan@hotmail.com
Site:
www.clinicaciosc.com.br

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL