8 de abr. de 2010

A evolução dos tratamentos dentários - Uma busca por dentes perfeitos e satisfação ao sorrir

Anos atrás, pessoas que tinham dentes podiam se considerar felizes, pois o tratamento mais comum eram as extrações dos mesmos ao menor sinal de problema. Os pacientes achavam muito mais prático e rápido perder o dente ao invés de ficarem várias sessões no dentista e ainda pagar por isso.

Com a evolução dos tratamentos e da sociedade, os dentes passaram a ser um cartão de visitas e a falta deles, mais do que os problemas mastigatórios, passou a ser um motivo de exclusão social. Hoje não se admite, apesar de infelizmente ainda existir, pessoas com cáries, mau hálito, gengivas sangrando ou ausência de dente em cargos que lidam com o publico ou nos escalões mais altos de qualquer empresa.

Com as mudanças da sociedade, vislumbrando cada vez mais a estética, nos dias de hoje não basta ter dentes, temos que ter dentes muito bonitos.

É comum as pessoas nos contarem que fizeram cirurgia plástica para colocação de silicone, lipoaspiração, botox, preenchimentos, implantes de cabelos e até fazem questão de nos mostrar como o resultado ficou satisfatório; mas raramente ouvimos alguém dizer que realizou qualquer trabalho estético em um consultório odontológico ou nos mostrar como seus dentes ficaram lindos. Isso se deve a dois motivos básicos: a pessoa não tem dado a real importância que seus dentes merecem ou os profissionais de Odontologia não tem passado aos seus pacientes o que as novas técnicas disponíveis podem fazer para deixar o sorriso e consequentemente o rosto, muito mais bonito.

Assim como as outras áreas de saúde evoluíram para se adequar aos novos tempos, anseios de seus pacientes e exigências da sociedade moderna, a Odontologia seguiu no mesmo passo. Hoje através de um tratamento dentário, conseguimos levantar os lábios, remover sulcos da face, evitar o chamado bigode chinês (sulco abaixo das comissuras labiais), sem contar a estética, a cor dos dentes e principalmente uma mastigação satisfatória, que é de importância fundamental para todo o organismo.

Dentro dessas evoluções, conseguimos reduzir o tempo dos tratamentos, fator fundamental nas grandes cidades. Impossível irmos ao consultório 2 vezes por semana durante meses. Para isso, fazemos um bom planejamento do trabalho e menos consultas, com períodos de atendimento mais prolongados.

A maioria dos tratamentos também se modificaram, muitas vezes fazemos tratamento de canal (endodontia) que demorava em média 3 consultas em apenas uma. Os implantes dentários, que em minha opinião tem sido a área que mais evoluiu e revolucionou toda a Odontologia, hoje podem ser feitos em um dia e nessa mesma consulta podemos colocar os dentes, a famosa carga imediata. Muitas vezes, nem precisamos abrir a gengiva, pois com as técnicas guiadas por computador, sabemos exatamente como os implantes irão ficar antes mesmo da colocação dos mesmos e o pós-operatório é excelente. Na ortodontia temos os de safira, o lingual e os auto-ligáveis que são extremamente estéticos. Quando for ao seu dentista, converse com ele o que é possível fazer para que seus dentes fiquem lindos e que você receba elogios sobre eles, da mesma forma que elogiam seu rosto, cabelo, corpo e etc. Você tem a sua disposição clareamentos dentário, restaurações altamente estéticas, facetas e coroas de porcelana de excelente qualidade e que não permitem que nem você lembre qual dente foi feito e qual é o seu dente natural. 

Não pense que ninguém repara naquele dente mal adaptado, com metal aparecendo perto da gengiva, naquela restauração manchada que tem uma cor diferente do resto do seu dente ou naquele dente machado ao lado de outro sem mancha.

Os trabalhos estão muito mais práticos e acessíveis do que tempos atrás e não existe sensação melhor para o profissional e imagino que também para o paciente, quando ao final do tratamento ouvimos um comentário de que foi em uma festa ou qualquer outro local e disseram: Nossa, como você tem os dentes bonitos!


Dr. Everton Pedro Camilo
CRO 3334

Clinica CIOSC
Rod. SC 406 , 179 - Clinica - Morro das Pedras 
Florianópolis - SC, CEP 88064000, Brasil
Tel: (48) 3237-9137 - Celular: (48) 9156-4051 ou 9156-4049
Email: eudesbolan@hotmail.com
Site: 
www.clinicaciosc.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL