5 de abr. de 2010

Os oito painéis de instrumentos mais high tech


Os painéis do futuro vão trazer para dentro do carro conceitos que estão se popularizando em gadgets, como joysticks, telas touchscreen, o uso de sensores e a projeção de imagens elaboradas, muito além dos nossos atuais instrumentos analógicos. Tem gente que acredita que tanta tecnologia pode acabar distraíndo as pessoas no trânsito, mas motoristas com ampla visão periférica, excelente técnica ao volante e muita responsabilidade ao dirigir (tipo nóis) certamente vão gostar muito de tudo isso.    
Nissan Land Glider
O protótipo da Nissan tem cockpit estreito tipo caça, manche com botões (gatilhos?), telas LCD em dois níveis diferentes, e poderia equipar qualquer nave de Star Wars.
Lincoln-C Concept
Os projetistas da Ford imaginam que os carros de luxo terão um design minimalista e limpo, como numa sala de estar de um apartamento moderno decorado por um arquiteto da moda.
Volkswagen VW L1
Nesse VW, as duas telas de cada lado do painel mostram imagens de câmeras e substituem os retrovisores externos. Os motoboys agradecem.
Toyota FT-EV II
O FT-EVII é uma mistura de retrô com moderno. O joystick do tipo manche drive-by-wire substitui os pedais, e os instrumentos são digitais, mas ficam em armações old fashioned.
Mitsubishi i-MiEV Sport
Uma profusão de neons, transparências, telas multifunção e superfícies touchscreen ao redor das mãos. Ficou com cara de tuning.
Chrysler 200C
Outro que aposta em visores multifuncionais com função touchscreen. Nesse caso, a parte direita do painel vira até teclado, como num iPhone.
Nissan Nuvo
O detalhe mais legal do Nuvo é o botão multifuncional no volante, parecido com o de um videogame. Será que dá para jogar Forza Motorsport nesse troço?
Protótipo feito em casa
O dono desse calhambeque não-identificado não quis esperar pelo futuro, e adaptou teclado, mouse e telas de vídeo na raça. Menção honrosa para ele!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL