1 de abr. de 2010

Primeira "versão" do sistema operacional Meego está disponível para download

Produto é fusão entre o Moblin, da Intel, e o Maemo da Nokia.
Por Antonio Blanc
Já está disponível para download uma versão de “pré-lançamento” do Meego, o sistema operacional para netbooks e dispositivos móveis que é uma mistura do Moblin, distribuição Linux originalmente desenvolvida pela Intel, e do Maemo, o sistema operacional desenvolvido pela Nokia para uso em tablets como o N900.
Há imagens de disco em três versões: para netbooks com processadores Intel Atom, para o Nokia N900 (que tem um processador ARM) e para “ultraportáteis” baseados numa variante do processador Atom de codinome “Moorestown”. Os arquivos devem ser gravados em um pendrive ou CD, que são usados para inicializar os aparelhos.
Não há uma lista de recursos presentes nesta versão inicial, mas um curto comentário na página de download avisa que a “experiência do usuário” (presumivelmente se referindo à interface gráfica) não está inclusa, e o sistema inicializa em um terminal. Ou seja, é uma versão voltada aos desenvolvedores, para que eles possam conhecer a base sobre a qual o sistema operacional será construído, e não algo para o usuário final.
Mais informações sobre o Meego e links para downloas estão disponíveis no site oficial do projeto, que é mantido pela Linux Foundation. O endereço é www.meego.com
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL