19 de abr. de 2010

Vítima da Ditadura chega amanhã a Floripa


Edilton Swarovski, o último catarinense vítima da Ditadura Militar a viver no exterior, está de volta ao Brasil. Bastante debilitado, desembarcou no Rio de Janeiro na manhã de sexta-feira. Foi recebido por familiares e três amigos que participaram, assim como ele, do movimento conhecido como a Revolta dos Marinheiros, em março de 1964, um dos estopins do golpe.
Aos 69 anos e pesando 40 quilos, precisou utilizar uma cadeira de rodas para locomover-se. Por telefone, do Rio, ele conversou rapidamente com o Visor e ainda brincou com a aparência:
- Parece que sou fugitivo de um campo de concentração da Segunda Guerra e não da Ditadura Militar.
Com a voz muito baixa e misturando espanhol com português, Edilton não escondeu a emoção de voltar ao Brasil.
- Bueno, alegre e muito contento (contente).
Mas a grande emoção de Edilton ainda deve acontecer amanhã (segunda-feira), ao meio-dia, no Aeroporto Hercílio Luz. Depois de 30 anos, ele irá rever a mãe, Inês Zandavali Swarovski, de 92 anos. Apesar de ter nascido em Caçador, região Oeste, ele deve morar, a partir de agora, em Balneário Camboriú.
Edilton Swarovski é supostamente o último exilado a ainda morar fora do Brasil. Oficialmente, ele não é reconhecido pelo Itamaraty. Mas o fato é que ele foi preso, torturado e acabou fugindo do Brasil para sobreviver.
Em março de 1964, à época na Marinha do Brasil, ele participiou do episódio que ficou conhecido como a Revolta dos Marinheiros, liderado pelo cabo Anselmo, considerado um dos estopins do golpe militar, no dia 1º de abril.
Edilton foi preso e brutalmente torturado. Teve seus dentes e unhas arrancados. Após ser libertado, fugiu para o Uruguai e depois para o México, onde viveu por 40 anos. Mesmo depois da anistia política, em 1979, evitou voltar ao país em função do trauma. Edilton sofre do Mal de Parkinson.
Por uma destas coincidências do destino, ele desembarca em Santa Catarina no dia 19 de abril, o Dia do Exército…
Fonte: Diario.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL