8 de dez. de 2010

5 aplicativos capazes de tornar seu Android mais seguro

Por PC World/EUA

Publicada em 08 de dezembro de 2010 às 08h25

Proteção contra malware, rastreamento, deleção de dados... Tudo é possível com esses aplicativos para seu precioso smartphone.

Você está acostumado a realizar cópias de segurança de seus arquivos no PC, não está? Se você tem um automóvel, provavelmente instalou um rastreador no potente, certo? Então, só para evitar que você dance se roubarem o seu Android, já pensou em proteger um pouco os dados deste caro e sensacional smartphone? Às vezes a memória do 2.1 ou 2.2  guarda informações preciosas e, se roubarem o gadget, aquilo que era pessoal, íntimo e secreto, continuará a ser pessoal e íntimo, ao passo que secreto... Esqueça.
O mais apavorante é que não é preciso nem perder o Flip, Milestone ou Nexus S para que informações sigilosas a seu respeito sejam distribuidas por aí. Um monte de aplicativos que você provavelmente vai instalar, se é que já não o fez, se encarrega de espalhar para deus e o mundo tudo aquilo que você achava estar protegido com a senha superforte 123@seunome.
Isso acontece porque nem todos os aplicativos são, digamos, muito honestos na hora de informar o que pretendem. Um exemplo disso foi o caso de um trojan que se fazia passar por media player e passou a infectar sistemas Android na rede da Rússia.
Uma vez instalado, o simpático trojan enviava um monte de SMS para serviços Premium e a conta do dono vinha recheada de rublos (moeda corrente daquele país) a mais. Outro aplicativo tão bacana quanto esse fez questão de transmitir todas as mensagens enviadas por um usuário para um número para lá de suspeito. Obviamente, o proprietário não fazia ideia disso.
Ainda bem que o Android Market oferece uma variedade de aplicativos de segurança – alguns bons outros nem tanto. A lista abaixo traz nossos aplicativos de segurança prediletos.
1. Lookout Mobile Security (versões grátis e paga)
Esse é campeão. O Lookout deveria ser o primeiro aplicativo a ser instalado em seu smartphone depois de comprar um. Ele vem em duas versões, uma gratuita e outra paga. A versão for free permite que você examine seu sistema à procura de malware, que realize backup e restaure seus dados online. Ainda permite que você localize seu aparelho usando um GPS em caso de perda ou de roubo/furto.
Ao custo de 3 dólares ao mês ou 30 anuais, o usuário pode programar o querido aparelho para ter seus dados apagados e para travar completamente, sem permitir que seja religado pelo gatuno/assaltante ou o - por meio minuto - felizardo a encontrá-lo. Também, na versão paga, vem um aplicativo de nome Privacy Advisor. Diferente do que o nome sugere, não se trata de um produto Tabajara, e, sim, de um consultor que te dá todas as informações sobre o que os aplicativos instalados realmente fazem em seu sistema. 
A versão gratuita é ótima, mas é sensato investir os três dólares por mês ou os cerca de 60 reais ao ano para manter seu aparelho seguro.
2. Norton Mobile Security Beta (gratuito)
Repetimos: Smartphones são uma concentração de dados importantes. SMS, emails e até números de cartão de crédito ficam guardados no dispositivo. Uma vez nas mãos erradas, pode dizer adeus à confidencialidade deles. Infelizmente aquele padrão que você rabisca na tela do Android não é robusto o suficiente.
Então o Symantec Norton Mobile Security é uma opção para você travar e apagar os dados de seu aparelho de forma remota enviando apenas uma mensagem. Dessa forma, o malandrão que sair com seu aparelho na mão às risadas e planejando ir passar o fim de ano no Costão do Santinho vai ter de mudar os planos e ficar onde está, porque de seu Android não sairá um único centavo.
O aplicativo ainda oferece a opção de você travar seu cartão SIM, para o sujeito não poder instalar chip em outro aparelho qualquer e ligar para o disque-amizade ou aqueles serviços de conversa picantes em que “Astrigéslia loirinha” declara coisas indizíveis. 
Em fase beta até o final do ano, a suíte é uma escolha cinco estrelas para quem desejar se proteger.
3. WaveSecure Mobile Security (pago)
Este app traz exatamente as mesmas funções do Norton, mas custa 20 dólares por ano. Também permite apagar os dados e travar o aparelho de forma remota mas, diferentemente do Norton, ele não varre seu sistema na busca por malwares. O que ele permite é que você transfira seus dados para um PC para serem restaurados em outro sistema.
Se acha que o novo “proprietário” de seu Android roubado ou perdido pode querer apagar o aplicativo, acertou. Ele pode até querer. Mas, uma vez instalado o módulo Uninstall Protection, não haverá a menor possibilidade de ele lograr êxito na desinstalação do aplicativo. Pelo menos não sem antes digitar uma senha - e por favor, use outra que não seja “teste” ou “adri”.
4. AVG Antivirus (gratuito)
Nome consagrado no ambiente dos programas antivírus, mesmo que as opniões acerca de sua funcionalidade variem fortemente entre o “eu amo“ e o “eu detesto”, o AVG para mobile é uma opção a ser considerada para o Android. Ele examina os aplicativos, as configurações, os arquivos de mídia e o conteúdo da memória em busca de arquivos suspeitos. Ao receber aquela mensagem com um anexo, vale a pena submeter o arquivo ao escrutínio do AVG. 
Para o futuro do aplicativo, seus desenvolvedores planejam incrementar as funções com recursos de travamento e bloqueio de aplicativos. Se tudo o que você quer neste momento é proteger seu android de malware, o AVG é definitivamente o aplicativo certo.
5. NetQin Anti-virus (gratuito)
Irmão do Lookout, o NetQin parece estar mais interessado em ajudá-lo a encontra seu aparelho em caso de perda ou (bata na madeira) roubo/furto. O recurso de recuperação e localização do NetQin permite rastrear seu telefone, apagar até o último byte e travá-lo para evitar uso mal intencionado.
Ah! Ele ainda dispara um agradável som de sirene da polícia, se você assim o desejar. O NetQin é muito útil para quem tem mania de perder seu aparelho e não está disposto a abrir a carteira para comprar outro.
(Armando Rodriguez)
Fonte: IDG Now!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL