8 de dez. de 2010

Depois da Mastercard, hackers derrubam site da Visa

Ataque de negação de serviço foi anunciado por grupo hacker via Twitter; ação teve início às 19 horas, horário de Brasília.

Após o ataque à página do Mastercard, realizado em defesa do site WikiLeaks e de seu fundador Julian Assange, preso no último dia 07, hackers iniciaram um ataque ao site Visa.com, impedindo que usuários, inclusive do Brasil, tivessem acesso à página. A ação, diferentemente do que aconteceu com o site MasterCard.com, foi premeditada, e anunciada a partir do perfil @Anon_Operation no Twitter, como parte da Operação Payback.
Twitter do grupo hacker comemora derrubada do site
Essa operação foi orquestrada por usuários do fórum 4Chan (conhecidos como "anons"), que convocou seus integrantes a fazerem parte dos ataques DDoS (siga em inglês para ataques de distribuição de negação de serviço). Na manhã desta quarta, o banco suíço que congelou as contas do Wikileaks também foi atacado.
Operação Payback
Operação Payback usa o poder das chamadas botnets (rede de computadores zumbis) para gerar ataques de DDoS. As máquinas dos usuários – milhares, às vezes dezenas de milhares – ficam à espera das instruções dos invasores que, uma vez ordenadas, iniciam um ofensiva maciça contra a vítima escolhida. É como se uma multidão tentasse entrar, ao mesmo tempo, por uma mesma porta – e ninguém conseguisse. Com o excesso de pedidos, o site sai do ar.
 O WikiLeaks tem enfrentado problemas nos últimos meses – de ofensivas promovidas desde os serviços que o hospedam até o congelamento de suas contas bancárias. Alguns comemoram; outros consideram tais ações um desrespeito à liberdade de expressão.

Fonte: 

Por Cauê Fabiano, para o IDG Now!

Publicada em 08 de dezembro de 2010 às 19h11
Atualizada em 08 de dezembro de 2010 às 20h17
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL