24 de fev de 2011

Site brasileiro vai ao espaço em satélite da NASA

Esta é a primeira vez que um site brasileiro participa do programa de divulgação científica da NASA.[Imagem: NASA]

Quando o satélite espacial Glória (Glory) subir ao espaço nesta semana, ele estará levando consigo uma pastilha de silício onde está gravado o nome do Site Inovação Tecnológica - www.inovacaotecnologica.com.br.
A iniciativa é parte do programa de divulgação científica da NASA, cujo principal objetivo é engajar estudantes e o público em geral nas missões espaciais, fomentando o interesse pelos aspectos científicos das missões e despertando o interesse pela ciência em geral.
É a primeira vez que um site brasileiro participa do programa.
A inscrição brasileira foi submetida assim que o satélite Glória foi incluído no programa de divulgação científica, em Setembro de 2008, tendo sido aceita em 04 de Dezembro de 2009.
O Site Inovação Tecnológica é o maior site de divulgação científica em língua portuguesa, no ar há quase 12 anos e reconhecido por meio de links de centenas de instituições de ensino do Brasil e do exterior, incluindo todas as principais universidades brasileiras.
O material divulgado pelo Site Inovação Tecnológica já foi tema de oito vestibulares e está presente em 54 livros didáticos editados para uso nas escolas brasileiras neste ano de 2011 - foram mais de duas centenas de livros didáticos desde que o site entrou no ar.
Satélite Glória
O satélite Glória vai se juntar a uma frota de satélites de
 monitoramento ambiental, chamada A-Train, formada por sete satélites,
cada um dos quais voltado a um aspecto específico da climatologia. [Imagem: NASA]
A principal missão do satélite Glória é estudar o sistema climático da Terra, desvendado o papel representado pelos aerossóis presentes na atmosfera e mensurando a influência da radiação solar sobre o clima.
O satélite possui dois instrumentos científicos principais.
O primeiro é um detector de aerossóis, chamado APS (Aerosol Polarimetry Sensor), que irá detectar informações sobre essas micropartículas, incluindo formato, composição e capacidade de reflexão da luz.
O segundo instrumento é um medidor da luz solar, chamado TIM (Total Irradiance Monitor), que irá monitorar as variações na atividade solar detectando a quantidade de energia que chega à camada superior da atmosfera da Terra.
O satélite Glória vai se juntar a uma frota de satélites de monitoramento ambiental, chamada A-Train, formada por sete satélites, cada um dos quais voltado a um aspecto específico da climatologia.
A duração prevista da missão científica do satélite Glória é de 30 anos.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

Vídeos

Loading...

DICA EMPRESARIAL