27 de jan. de 2012

Empresa lança servidor com 10 Exabytes de armazenamento

Uma empresa norte-americana chamada Cleversafe resolveu criar um servidor que permite que seus usuários enviem até 10 exabytes de arquivos. Ele é o maior do mundo, de longe, superando um de 3,6 exabytes da T-Finity.

O projeto foi criado de maneira que parece bem simples: o conceito dos 10 exabytes foi dividido em servidores de oito estados dos Estados Unidos. A princípio, não há um servidor físico único para este novo projeto, apenas as configurações dele foram testadas e provaram que é, sim, possível torná-lo realidade em breve.

Os dados foram armazenados por meio de um sistema que a empresa chama de “servidores portáteis”. Foram utilizados 35 deles, cada um com 21 racks e 189 divisórias, tendo 45 discos de 3 TB em cada uma delas, para cada servidor que guardou uma parte dos dados. Isso dá um total de 16.

Para se colocar em perspectiva, imagine que um TB equivale a 1000 GB e pode armazenar cerca de 300 horas de vídeo em alta definição, por exemplo. Com 10 EB é possível guardar um milhão de vezes esta quantidade. No entanto, tornar isso tudo realidade em apenas um espaço físico pode custar muito dinheiro.

É por essa razão que a empresa só realizará o projeto completo caso tenha certeza de que tudo vai funcionar corretamente e que também haverá clientes suficientes para adquirirem o direito de armazenar seus arquivos no maior servidor do mundo.

O CEO da empresa, Russ Kennedy, afirma que já existe algumas grandes multinacionais interessadas no projeto, que promete não somente armazenamento ilimitado como também segurança para todos os dados por meio de uma tecnologia de “dispersão” de dados entre os mini-servidores dentro do data center principal.

Fonte: www.techtudo.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL