17 de jan. de 2012

Saiba como cuidar da sua tattoo no verão

A designer gráfica Thais Tozzio Coraini, 21 anos, de Joinville, adora pegar uma onda. Ela começou a surfar há pouco tempo e corre para a Praia Grande, em São Francisco do Sul, para se jogar na água em cada oportunidade que aparece. Ela tem sete tatuagens espalhadas pelo corpo e sabe que debaixo do sol quente não dá para vacilar. Dá-lhe protetor solar em cima dos desenhos.

Todo cuidado é pouco na hora de garantir a cor perfeita da tatuagem e evitar queimaduras e inflamações. Thais, por exemplo, passa protetor solar fator 30 nas tattoos para ficar longe de qualquer problema. “Tem que deixar a pele branca de tanto protetor”, brinca. Ela fez o primeiro desenho aos 17 anos e afirma que nenhum deles está desbotado.

O vistoriador de cargas e surfista nas horas vagas Paulo Oliveira, 29, também se cuida. Ele passa protetor solar fator 15, mas confessa que às vezes se descuida e esquece de se proteger quando vai à praia. “Minha tatuagem já está um pouco desbotada”, lamenta.

Para o tatuador Sandro Chaves, 36, mais conhecido como Maga, o ideal é passar um protetor solar acima de 30. E não precisa ser necessariamente um específico para tatuagens. “Existem protetores somente para tattoos. Nós sempre indicamos estes produtos, mas os protetores normais para o corpo podem ser utilizados também”, observa.

Fazer uma tatuagem no verão vai exigir um certo sacrifício por 15 dias. “Por causa dos cuidados com a cicatrização, não é recomendado tomar banho de sol e deixar a pele submersa. Ou seja, mar e piscina nem pensar”, garante o tatuador Mauro Lorenzi Jr.

Além de desbotar a cor da tatuagem e até causar falhas, lembra Maga, o sol pode gerar queimaduras e inflamações na região da pele onde está o desenho. “O sol é a única coisa que pode estragar uma tattoo”, alerta o tatuador, que tem mais de 20 anos de experiência na área. “Quem cuida da tatuagem terá o desenho definido por anos. O sol escurece a pele e queima a tatuagem”, explica Mauro.

Tire suas dúvidas:

Posso fazer uma tatuagem no verão?
Segundo o tatuador Maga, não se deve fazer tatuagens no verão, apesar de ser nesta época que o movimento é mais intenso nos estúdios. “O recomendado é ficar pelo menos três semanas sem pegar sol. Mas quem não vai para a praia nesta época pode fazer tranquilamente”, avisa. A dica é esperar o outono ou até o inverno para fazer a tattoo. Se pegar sol em cima do desenho assim que ele foi realizado, o risco de inflamações na pele e até alergias é grande.

Posso retirar uma tatuagem a laser durante o verão?
Também não. “Retirar uma tatuagem a laser durante o verão e depois pegar sol é muito pior. Você já passou por um processo de queimação. Pegar sol só vai aumentar a queimadura e trazer bastante transtornos”, alerta o tatuador Maga. Além da queimadura, podem aparecer manchas na pele que está fragilizada. Após a retirada da tattoo, o ideal é esperar 30 dias para ir à praia.

Após fazer a tatuagem de hena, quanto tempo devo esperar para ir à praia?
Pelo menos duas horas. Após este período, você deve lavar aquela área da pele e passar um protetor solar de fator 30. “Fique de olho ainda nos produtos utilizados para fazer a tatuagem de hena. Algumas tintas à base de chumbo podem causar alergias e até inflamações. Estes produtos não são recomendados para a pele”, explica o tatuador Elcio.

fonte: clickrbs.com.br


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL