31 de mar. de 2010

Volta à Ilha comemora 15 anos em 2010

A Volta à Ilha está completando este ano 15 edições da prova. Tudo começou com a vontade de mostrar que um esporte essencialmente solitário poderia ter um lado coletivo, aproximando pessoas em grupos que têm em comum a paixão por gastar a sola do tênis. Em 1996, eram 220 corredores participando e agora serão 3.500 atletas que vão largar do trapiche da avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, no dia 24 de abril. 

“Participei de uma prova de revezamento nos Estados Unidos em 1990 e 91 e fiquei com uma pulga atrás da orelha: não havia nada parecido no Brasil”, conta o professor Carlos Duarte, um dos organizadores. Algum tempo depois, ao passar pelo Pântano do Sul e por outras praias de Florianópolis, o professor percebeu que a cidade seria o lugar ideal para um evento assim. 

Como organizar é diferente de participar, o planejamento foi bastante cuidadoso. “Foram dois anos conhecendo todos os detalhes da Ilha, mapeando estradas e trilhas e analisando a viabilidade”, conta Duarte. Isso tudo foi feito antes da popularização da internet e dos aparelhos de medição por GPS, um tempo anterior ao google maps também. “Consegui mapear 155 quilômetros (atualmente são 150), privilegiando as paisagens mais bonitas de Florianópolis, para que as 22 equipes corressem admirando a natureza”, diz.

Com o passar dos anos, o Revezamento Volta à Ilha Asics foi se profissionalizando e se tornando melhor e mais atrativo, tanto que as 22 equipes iniciais aumentaram para 385. Os atletas profissionais hoje dividem as ruas e trilhas de Florianópolis com pessoas que procuram a prova para se divertir, para curtir a natureza ou apenas para fazer amigos. 

O número de participantes de fora de Santa Catarina também cresceu. Em 1996, apenas três grupos não eram de catarinenses, enquanto hoje somente 16,5% das inscrições correspondem aos naturais do Estado. 

Carlos Duarte admitiu que algumas alterações no trajeto foram necessárias. “Tivemos que adaptar alguns trechos porque precisávamos de estacionamentos para os carros de apoio dos corredores”, diz. “Mas é um problema bom, que mostra que o evento cresceu e que é um sucesso, o que nos faz desejar que ainda venham muitas edições, cada vez melhores”. As inscrições da prova de 2010 já estão encerradas


Fonte: WebRun.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL