Na pesquisa, realizada em meados de 2009 em cinco regiões geográficas —Europa, Ásia/Pacífico, Oriente Médio/África/Paquistão, América do Sul e América do Norte—, a Nielsen buscou responder à pergunta que vem chamando a atenção do mercado e dos grandes grupos editoriais nos últimos tempos, uma vez que estão avaliando distribuir conteúdo pago na Internet para combater a crise no setor.
Segundo o estudo, muitos consumidores estariam dispostos a pagar por conteúdo online. Um terço dos entrevistados em 52 países afirmaram que, de fato, considerariam pagar para ter acesso aos sites dos principais jornais.
Cinquenta e oito por cento afirmaram ser contrários à medida, enquanto apenas oito por cento já pagaram para acessar informações online.
A maioria dos entrevistados, cerca de 85 por cento, prefeririam que o conteúdo que hoje em dia é grátis permaneça assim.
Mas uma análise mais profunda das respostas pode ser encorajadora para as empresas de mídia. De fato, afirmou a Nielsen, depende muito do tipo de conteúdo oferecido: quanto maior for o valor atribuído, mais dispostos estariam os entrevistados a pagar.
Reuters
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