15 de dez. de 2010

Desfile no Centro de Florianópolis marca abertura do Encontro de Bois de Norte a Sul

Evento promove atividades gratuitas no Largo da Alfândega até sábado


Personagens de Boi de Mamão de Santa Catarina e
do Boi-Bumbá de Rondônia desfilaram em Florianópolis - Daniel Conzi
Um desfile pelas ruas centrais de Florianópolis dos personagens de Boi de Mamão de Santa Catarina e do Boi-Bumbá de Rondônia, marcaram, no final da tarde desta terça-feira, a abertura da segunda edição do Encontro de Bois de Norte a Sul.

Após o divertido cortejo, os participantes foram recepcionados no Largo da Alfândega pela Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, sob regência do maestro José Nilo Valle, com um repertório natalino e de músicas folclóricas.

O encontro, uma promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, continua até sábado, com atividades no Largo da Alfândega. Participam grupos folclóricos e parafolclóricos de cinco estados do Brasil. A ideia é mostrar a diversidade cultural do país nas brincadeiras que têm o boi como temática.

Este ano estão representações os estados de Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, totalizando 27 grupos e cerca de 800 "brincantes" (nome dado aos participantes destes folguedos). Reunindo Bumba meu Boi, Boi-Bumbá, Boi Pintadinho e Boi de Mamão, a proposta do encontro é passear por diferentes ciclos no calendário cultural brasileiro apresentando grupos de arrastão carnavalesco, além de folguedos tradicionalmente ligados às festas de São João ou ao ciclo natalino.

Nesta quarta-feira, às 18h30min, a programação de estreia do evento terá como atração extra a encenação do Auto do Boi de Mamão, com a Cia. Teatral em Cena, de São João Batista. Na quinta-feira, as apresentações começam às 11h, e, nos demais dias, às 12h. Todas as atividades são gratuitas.

Também estão previstas palestras, oficinas, lançamento de livro e mostra de artesanato inspirados nas brincadeiras de boi, salão de gastronomia com variados cardápios e apresentações especiais em vários pontos da cidade. A iniciativa tem o patrocínio da Tractebel Energia S.A e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
DIÁRIO CATARINENSE
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL