24 de jan de 2012

Faça uma poderosa edição de imagens com GIMP

Quer ter um programa de edição de imagens que seja completo, mas não tem dinheiro para gastar com os famosos, e caros, editores disponíveis no mercado? Que tal, então, usar o GIMP. Ele é um software gratuito e que não fica devendo em nada aos seus concorrentes. Conta com uma série de ferramentas e recursos e para suar bastar fazer o download do GIMP, no site.

Há vários recursos semelhantes entre o GIMP e Photoshop. Dentre eles são: são recursos de pincéis, filtros e suporta diversos formatos de arquivo. Mas é na diferença entre eles que reside a grande diferença, o GIMP 2.6 permite que você abra um número grande de arquivos (janelas) ao mesmo tempo sem travar.

Interface

O GIMP possui uma interface simples com três janelas individuais e em cada finalidades e ferramentas respectivas. Uma delas é a janela de pincéis, como o nome já indica é onde você poderá visualizar e e definir essa ferramenta na sua edição de imagem. Outra janela é a das Camadas, nela você irá trabalhar, mudar e editar as camadas (layers) do arquivo no qual está trabalhando. E por último, existe a janela de Canal, na qual você ira ver e mudar as variações dos canais (cores) das fotos que estão sendo editadas.


Plugins

O programa tem suporte para instalação de mais de 100 tipos de plugins e sem contar que apresenta uma função muito interessante que é a possibilidade de trabalhar com animações, ou seja, você pode criar ou editar. Para isso é só preciso carregar o arquivo no programa, na hora de salvar as camadas são preservadas e salvas em um formato Conveniente. Como se não bastasse apenas criar e editar imagens, também é possível gerar animações a partir do software.
Personalização

Cada tarefa requer um ambiente diferente e o GIMP permite que você customize a visualização e o comportamento, do programa, da maneira que preferir. Comece com a widgets de tema e mude a cor, ou com as widgets espaçamento e tamanho dos ícones mude outras funções do GIMP. A interface é dividida em estações (docks) e permite que você abra tudo em abas ou deixe or arquivos em várias pequenas janelas abertas. E é só pressionar a tecla TAB do seu teclado e alternar a visualização dos arquivos abertos.

Vale a pena ressaltar algumas características do GIMP:

O programa suporta vários formatos de arquivos como JPEG, GIF, PNG, TIFF e até formatos especiais com multi-resolução e você ainda pode estender a compatibilidade por meio de plugins e abrir até raros formatos de arquivos como nenhum outro programa.

O GIMP é ideal para técnicas avançadas de retoques em imagens. Livre-se de detalhes inúteis nas suas fotos com a ferramenta de clone (clone tool) ou até mesmo retoque detalhes mínimos, com a ferramenta de reparar (Healing Tool). Já com a ferramenta de clone em perspectiva, você consegue facilmente, duplicar (clonar) objetos em perspectiva. A ferramenta brushes do GIMP é um dos exemplos da suíte completa da barra de criação.

Com o Channel mixer você tem a flexibilidade de alterar as cores das suas imagens e até conseguir efeitos em Preto e Branco suaves e reais, deixando suas fotos mais bonitas e sofisticadas.

Inúmeras imperfeições em fotos digitais podem ser consertadas utilizando o GIMP. Se você quiser apenas consertar a distorção da imagem causada pela perspectiva, é só utilizar a ferramenta Corrective Mode, que fica nas ferramentas de transformação. Elimine qualquer distorção ou borrado das suas imagens com um poderoso filtro.

A grande função do GIMP Windows é a possibilidade de visualizar no modo fullscreen, permitindo não só que você tenha uma visual completa do seu trabalho, mas também pode continuar editando usando essa maneira de melhor visualização.

fonte: techtudo.com.br
Share:

5 comentários:

  1. Realmente é uma ferramenta muito boa, uso ela a algum tempo, depois que comecei a me irritar com algumas frescuras do Ps.

    ResponderExcluir
  2. tenho o gimp instalado em meu not, e realmente ele tão bom quanto o Ps... Pelo menos não tem tanta frescura nos nomes das funções e ferramentas, é tudo mais direto...

    ResponderExcluir
  3. Aqui na agencia temos o GIMP em todas as maquinas, e posso dizer que é realmente bom... Usamos para as mais variadas tarefas, desde edição de fotos até trabalhamos animações e detalhes de layouts de sites...

    ResponderExcluir
  4. 2 fatores me atrairam para o GIMP: Gratuito, funcional...

    ResponderExcluir
  5. Puts... baixei agora porque um camarada me indicou... muito legal mesmo...

    ResponderExcluir

.

Vídeos

Loading...

DICA EMPRESARIAL