24 de jan. de 2012

Faça uma poderosa edição de imagens com GIMP

Quer ter um programa de edição de imagens que seja completo, mas não tem dinheiro para gastar com os famosos, e caros, editores disponíveis no mercado? Que tal, então, usar o GIMP. Ele é um software gratuito e que não fica devendo em nada aos seus concorrentes. Conta com uma série de ferramentas e recursos e para suar bastar fazer o download do GIMP, no site.

Há vários recursos semelhantes entre o GIMP e Photoshop. Dentre eles são: são recursos de pincéis, filtros e suporta diversos formatos de arquivo. Mas é na diferença entre eles que reside a grande diferença, o GIMP 2.6 permite que você abra um número grande de arquivos (janelas) ao mesmo tempo sem travar.

Interface

O GIMP possui uma interface simples com três janelas individuais e em cada finalidades e ferramentas respectivas. Uma delas é a janela de pincéis, como o nome já indica é onde você poderá visualizar e e definir essa ferramenta na sua edição de imagem. Outra janela é a das Camadas, nela você irá trabalhar, mudar e editar as camadas (layers) do arquivo no qual está trabalhando. E por último, existe a janela de Canal, na qual você ira ver e mudar as variações dos canais (cores) das fotos que estão sendo editadas.


Plugins

O programa tem suporte para instalação de mais de 100 tipos de plugins e sem contar que apresenta uma função muito interessante que é a possibilidade de trabalhar com animações, ou seja, você pode criar ou editar. Para isso é só preciso carregar o arquivo no programa, na hora de salvar as camadas são preservadas e salvas em um formato Conveniente. Como se não bastasse apenas criar e editar imagens, também é possível gerar animações a partir do software.
Personalização

Cada tarefa requer um ambiente diferente e o GIMP permite que você customize a visualização e o comportamento, do programa, da maneira que preferir. Comece com a widgets de tema e mude a cor, ou com as widgets espaçamento e tamanho dos ícones mude outras funções do GIMP. A interface é dividida em estações (docks) e permite que você abra tudo em abas ou deixe or arquivos em várias pequenas janelas abertas. E é só pressionar a tecla TAB do seu teclado e alternar a visualização dos arquivos abertos.

Vale a pena ressaltar algumas características do GIMP:

O programa suporta vários formatos de arquivos como JPEG, GIF, PNG, TIFF e até formatos especiais com multi-resolução e você ainda pode estender a compatibilidade por meio de plugins e abrir até raros formatos de arquivos como nenhum outro programa.

O GIMP é ideal para técnicas avançadas de retoques em imagens. Livre-se de detalhes inúteis nas suas fotos com a ferramenta de clone (clone tool) ou até mesmo retoque detalhes mínimos, com a ferramenta de reparar (Healing Tool). Já com a ferramenta de clone em perspectiva, você consegue facilmente, duplicar (clonar) objetos em perspectiva. A ferramenta brushes do GIMP é um dos exemplos da suíte completa da barra de criação.

Com o Channel mixer você tem a flexibilidade de alterar as cores das suas imagens e até conseguir efeitos em Preto e Branco suaves e reais, deixando suas fotos mais bonitas e sofisticadas.

Inúmeras imperfeições em fotos digitais podem ser consertadas utilizando o GIMP. Se você quiser apenas consertar a distorção da imagem causada pela perspectiva, é só utilizar a ferramenta Corrective Mode, que fica nas ferramentas de transformação. Elimine qualquer distorção ou borrado das suas imagens com um poderoso filtro.

A grande função do GIMP Windows é a possibilidade de visualizar no modo fullscreen, permitindo não só que você tenha uma visual completa do seu trabalho, mas também pode continuar editando usando essa maneira de melhor visualização.

fonte: techtudo.com.br
Share:

5 comentários:

  1. Realmente é uma ferramenta muito boa, uso ela a algum tempo, depois que comecei a me irritar com algumas frescuras do Ps.

    ResponderExcluir
  2. tenho o gimp instalado em meu not, e realmente ele tão bom quanto o Ps... Pelo menos não tem tanta frescura nos nomes das funções e ferramentas, é tudo mais direto...

    ResponderExcluir
  3. Aqui na agencia temos o GIMP em todas as maquinas, e posso dizer que é realmente bom... Usamos para as mais variadas tarefas, desde edição de fotos até trabalhamos animações e detalhes de layouts de sites...

    ResponderExcluir
  4. 2 fatores me atrairam para o GIMP: Gratuito, funcional...

    ResponderExcluir
  5. Puts... baixei agora porque um camarada me indicou... muito legal mesmo...

    ResponderExcluir

.

DICA EMPRESARIAL