16 de jan. de 2012

TPM: como sobreviver às alterações de humor que se repetem todos os meses como uma tempestade?

Ginecologista diz que as mulheres ficam, sim, mais sensíveis e que o chocolate não melhora a TPM.
A síndrome de tensão pré-menstrual, mais conhecida por TPM, acontece por conta do desequilíbrio de hormônios como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona e desencadeia uma série de sintomas como irritabilidade, retenção de líquidos, depressão e dores de cabeça. Você sabe como sobreviver às alterações de humor que se repetem todos os meses como uma tempestade?

O ginecologista Jorge Ferreira Neto dá algumas dicas sobre esse período geralmente turbulento e esclarece os mitos mais comuns.

Algumas mulheres podem ter TPM durante todo o mês?

Falso. A TPM é cíclica e acontece após o período ovulatório. Portanto, os sintomas começam a acontecer de cinco a 10 dias antes da menstruação. É importante ressaltar que para um diagnóstico de TPM, a mulher deve apresentar sintomas por mais de três meses. Pode ocorrer em alguns casos apenas um distúrbio hormonal transitório.

Toda mulher tem retenção de líquido nesse período?

Em partes. A retenção hídrica é muito comum e ocasiona um aumento de peso no período da TPM. Mas a mulher pode não apresentar esse sintoma, porém apresentar instabilidades emocionais, como irritabilidade, baixa autoestima e depressão.

A alimentação influencia diretamente a TPM?

Verdadeiro. Uma das coisas fundamentais é evitar sal marinho, pois ele contribui para a piora da retenção de líquidos. É importante evitar alimentos gordurosos, substâncias com cafeína, como, por exemplo, Coca-cola, chá preto e vinho tinto. Convém, nesse período, evitar a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica. É importante que a mulher ingira alimentos diuréticos como melancia e morango.

O chocolate melhora a TPM?

Falso. O chocolate é um alimento com muita gordura, portanto, é melhor evitá-lo. As mulheres sentem mais vontade de comer chocolate por conta dos níveis de serotonina.

Mulheres ficam mais sensíveis durante a TPM?

Verdadeiro. A maioria das mulheres se sente assim, pois as alterações hormonais também influenciam a produção da serotonina, substância responsável pelo bem-estar, e da melatonina, que se relaciona aos aspectos depressivos. Dependendo da mulher, o desequilíbrio hormonal ocasiona depressão e baixa autoestima.

Dores de cabeça são comuns nesse período?

Verdadeiro. Algumas mulheres podem não apresentar, mas é um sintoma comum.

TPM não tem cura?

Verdadeiro. O que fazemos é um tratamento para amenizar os sintomas. Hoje contamos com anticoncepcionais de baixa dosagem que têm benefícios muito grandes. Também pode ser administrado, com uso contínuo, o ácido gama linoleico, que é extraído do óleo da folha de prímula. Mas é importante lembrar que a indicação do medicamento tem de ser feita apenas com prescrição médica.

Fonte: clickrbs.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL