9 de fev. de 2012

Avião teleguiado mata líder da Al-Qaeda no Paquistão

Badar Mansoor era o principal acusado por vários atentados suicidas executados no país nos últimos quatro anos, que deixaram 5 mil mortos desde meados de 2007.


O chefe operacional da Al-Qaeda no Paquistão, Badar Mansoor, morreu nesta quinta-feira em um ataque com míssil executado por um avião teleguiado (drone) americano na região noroeste do país, anunciaram os serviços secretos paquistaneses.

O ataque aconteceu em Miranshah, principal cidade do distrito tribal do Waziristão do Norte, reduto dos talibãs paquistaneses aliados da Al-Qaeda, informaram fontes dos serviços secretos paquistaneses, assim como fontes do grupo insurgente.

Horas antes, fontes militares haviam anunciado a morte de quatro insurgentes islamitas em um ataque de drone em Miranshah. Outras fontes afirmaram que a esposa do extremista também morreu no ataque.

— A morte de Mansoor é uma grande derrota para as capacidades da Al-Qaeda de atacar no Paquistão. Depois que Ilyas Kashmiri morreu ou ficou inativo, Badar Mansoor se tornou o chefe, de fato, da Al-Qaeda no Paquistão", disse a mesma fonte.

Um analista ocidental, que pediu para não ser identificado, afirmou:

— Se a morte for confirmada, será uma excelente notícia para a luta antiterrorista na região. Ele era um dos principais objetivos dos Estados Unidos e do Paquistão.

Badar Mansoor, com idade por volta de 40 anos e natural de Dera Ghazi Khan, no centro do Paquistão, era o principal acusado por vários atentados suicidas executados no país nos últimos quatro anos, que deixaram 5 mil mortos desde meados de 2007.

Fonte: diariocatarinense.clicrbs.com.br

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL