10 de fev de 2012

Sucesso da dieta depende mais do valor nutricional do que das calorias dos alimentos

Não adianta trocar uma fruta por um chocolate, diz nutricionista.


Quando se quer perder peso, a preocupação com a quantidade de calorias ingeridas passa a fazer parte da rotina. No entanto, não é só o valor calórico que deve ser levado em consideração, mas também o valor nutricional dos alimentos. Em uma dieta saudável, todos os grupos alimentares devem estar presentes.

Segundo a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo, o segredo para perder peso e manter uma vida saudável é fazer uma reeducação alimentar. Lipídios, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, fibras, cada um tem seu papel no bom funcionamento do organismo.

— Claro que saber as calorias ajuda na dieta, mas não adianta optar por um chocolate ao invés de uma fruta no lanche da tarde — exemplifica Flávia.

Proteínas e fibras são elementos importantes para quem quer emagrecer. Outra dica da nutricionista é comer de três em três horas, para estar sempre saciado e comer apenas o necessário. Flávia recomenda ainda optar por alimentos frescos ao invés dos industrializados, que contêm muito sódio.

— As informações de uma tabela de composição de alimentos são pilares básicos para a educação nutricional, o controle da qualidade dos alimentos e a avaliação da ingestão de nutrientes — completa.

Fonte: diariocatarinense.clicrbs.com.br
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