10 de fev. de 2012

Sucesso da dieta depende mais do valor nutricional do que das calorias dos alimentos

Não adianta trocar uma fruta por um chocolate, diz nutricionista.


Quando se quer perder peso, a preocupação com a quantidade de calorias ingeridas passa a fazer parte da rotina. No entanto, não é só o valor calórico que deve ser levado em consideração, mas também o valor nutricional dos alimentos. Em uma dieta saudável, todos os grupos alimentares devem estar presentes.

Segundo a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo, o segredo para perder peso e manter uma vida saudável é fazer uma reeducação alimentar. Lipídios, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, fibras, cada um tem seu papel no bom funcionamento do organismo.

— Claro que saber as calorias ajuda na dieta, mas não adianta optar por um chocolate ao invés de uma fruta no lanche da tarde — exemplifica Flávia.

Proteínas e fibras são elementos importantes para quem quer emagrecer. Outra dica da nutricionista é comer de três em três horas, para estar sempre saciado e comer apenas o necessário. Flávia recomenda ainda optar por alimentos frescos ao invés dos industrializados, que contêm muito sódio.

— As informações de uma tabela de composição de alimentos são pilares básicos para a educação nutricional, o controle da qualidade dos alimentos e a avaliação da ingestão de nutrientes — completa.

Fonte: diariocatarinense.clicrbs.com.br
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL