31 de mar de 2010

Alimentos Desintoxicantes!

Após uma alimentação desregrada, nos sentimos inchados, estufados, neste momento é necessário uma alimentação desintoxicante, composta por alimentos que ajudam a eliminar as toxinas que ficam em nosso organismo, causando este mal estar.

Quando falamos em alimentos desintoxicantes, temos que pensar em primeiro lugar nas fibras que são de grande importância para o bom funcionamento do sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento intestinal e na absorção de nutrientes.

Encontramos uma variedade grande destes alimentos nos Supermercados e Feiras, como o arroz integral, aveia, açúcar mascavo, massas com trigo integral, pão com trigo integral, semente de linhaça e cereais em geral.

As frutas, verduras e legumes em geral, são as melhores opções, por serem leves, com baixas calorias e ricos em vitaminas, minerais, eletrólitos e fibras.

As verduras são muito importantes para uma alimentação saudável, além de conter baixas calorias, possuem poder regulador no organismo, por serem ricas em fibras e conter grande quantidade de vitaminas e minerais, variando de um tipo para outro, nenhum alimento substitui por total suas propriedades.

As frutas em geral, são alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e água, ótimos desintoxicantes.

A melancia tem propriedade refrescante e diurética, o abacaxi também é uma fruta refrescante com função de eliminar as impurezas.

A hortelã é uma erva rica em vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, pode ser utilizada em chás, saladas e preparações em geral, uma boa pedida é o suco de abacaxi com hortelã.

O gengibre estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo.

O salsão contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e é usado como um alimento digestivo, refrescante.

O pepino é um alimento que possui baixa quantidade de calorias (cada 100 gramas contém 10 kcal), aproximadamente 90 % de sua composição é de água, possui boa quantidade de fibras, sendo importante para o sistema digestivo.

A berinjela é muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de indigestão e prisão de ventre.

Não podemos esquecer de consumir bastante líquido como água e chás em geral que hidrata a pele, limpa e retira as células mortas.

É muito importante o acompanhamento de um profissional nutricionista para que exista um balanceamento de cardápio personalizado.

Thaís Navarro Caldeira
Thaís Navarro Caldeira - Perfil do Autor:
Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Portal Cidade Saudável. E-mail: nutricionista@cidadesaudavel.com.br
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