31 de mar. de 2010

O Quanto Uma Boa Limpeza De Estofados Pode Prevenir Doenças

Limpeza é não só sinal de higiene, mas também característica de um ambiente livre de bactérias e doenças. Assim como todos gostamos de um bom banho e ficar cheirosos e limpinhos, nosso local de convivência também deve expressar este cuidado. O ambiente limpo evita a proliferação de minúsculas partículas e ácaros nocivos ao sistema respiratório humano e que podem gerar desde alergias até graves complicações inflamatórias. Neste caso limpeza não é só estética, é também prevenção.

Os lugares onde passamos a maior parte de nossas vidas são a casa e o trabalho. A limpeza de casa costuma ser mais bem feita, pois a dona de casa e a faxineira têm atenção especial e sabem que isso significa desinfetar os ambientes domésticos. Para isso, devemos ter um cuidado especial com alimpeza de tapetes, carpetes e estofados. Para a limpeza da casa existem produtos específicos para todo tipo de sujeira, com vários aromas, etc. Deve-se apenas tomar cuidado com aqueles que possuem cloro em sua fórmula e que podem causar irritação ou queimaduras. Para prevenir acidentes na limpeza de casa use sempre luvas plásticas e botas de borracha. Para quem tem o sistema respiratório mais sensível são indicadas máscaras e até mesmo óculos para proteger os olhos. Outro cuidado importante é preservar os móveis e pertences da casa tomando cuidado ao escolher vassouras e outros materiais que não risquem ou quebrem os cantos.

No trabalho o cuidado é o mesmo, porém como o fluxo de pessoas é maior o cuidado também deve ser redobrado na questão da limpeza. Como na casa, além de tapetes e carpetes, também devemos dar grande atenção a limpeza de cadeiras e divisórias, o lixo deve ser retirado com mais freqüência das lixeiras e separado por qualificações, evitando misturar resíduos orgânicos que podem gerar mau cheiro e atrair insetos com papel por exemplo. Outro cuidado é manter a cozinha ou refeitório sempre higienizado. O chão deve ser limpo com água e sabão sempre que possível e as janelas livres do pó que vem das ruas pelo menos uma vez por semana. Lembrando que em prédios a limpeza das janelas se não for feita por profissionais especializados deve ser feita com o máximo de segurança, isso incluindo cintos de segurança, material que tenha haste maior e mais aderente, assim evitando acidentes de trabalho. Esses cuidados de limpeza geral evitam a transmissão de bactérias pelo contato. Os lugares onde mais se proliferam doenças são locais onde há aglomeração de pessoas.

Para limpezas mais pesadas, por exemplo, de galpões de fábricas, são utilizadas máquinas próprias para limpeza deste tipo de ambiente. São máquinas a jato que pressurizam o ar e lançam jatos de água e produtos químicos com maior força e quantidade, facilitando a limpeza sem ter que ficar esfregando.

Limpeza e higiene são sem dúvida requisitos básicos para se ter uma vida saudável e um convívio agradável com as pessoas. A limpeza de ambientes não é difícil, mas exige rigorosa disciplina e atenção aos detalhes, que com um pouco de organização acabam fazendo parte da rotina diária sem se tornar um ato desprazeroso, basta pensar em seus benefícios.


Fonte: A Importância de Uma Boa Limpeza de Tapetes e Estofados
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL