11 de mai. de 2010

Fios de cabelo para conter mancha de óleo

Segue sem controle a situação no sul dos EUA, com o óleo tomando praias do Golfo do México. Crca de 13 milhões de litros já vazaram do fundo do mar, desde a explosão no dia 20 de abril da plataforma de petróleo em alto-mar. A British Petroleum já gastou US$ 350 milhões para conter vazamento. E não conseguiu.
No fim de semana, a mancha chegou a uma reserva anbiental das ilhas localizadas frente ao litoral da Louisiana.
Tudo o que há de mais moderno em termos de tecnologia para tentar estancar o vazamento está sendo feito. E nós estamos falando dos EUA, de um local onde há centenas de plataformas de petróleo, talvez o local com a maior concentração desses unidades de extração no mundo, junto com Golfo Pérsico…
E como não tem adiantado, está se partindo para métodos mais artesanais… Uma empresa de São Francisco está coletando centenas de toneladas de cabelo. Isso mesmo cabelo… para enviar ao Golfo do México. No YouTube, a Matter of Trust divulgou um vídeo (veja aqui) que mostra como os fios são altamente eficazes em termos de absorção.
As mechas são colocadas em sacos de nylon reciclado para formar as barreiras. Elas também são preenchidas com pelos de animais.
Cerca de 370 mil salões estão participando. O Brasil também está contribuindo com doacoes, coordenadas a partir de uma pagina no Facebook.
Pelos cálculos, se o vazamento continuar até o dia 20 de junho, quando completar dois meses do acidente, este passará a ser o maior desastre com óleo dos EUA.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL