11 de mai. de 2010

Primeiro TOURFILM BRAZIL teve filme espanhol como grande vencedor

A primeira edição do TourFilm Brazil teve os brasileiros em destaque na premiação, com 20 produções que receberam as indicações neste final de semana, quando da cerimônia realizada na na sede da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A capital catarinense foi confirmada para sediar a segunda edição, em 2011.

O evento, em sua primeira edição recebeu 280 inscrições, sendo 72 delas provenientes da Europa, América Latina e Estados Unidos. Países como a Índia, Kênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda  estiveram presentes. As categorias mais concorridas foram as de destinos turísticos (125 filmes inscritos), pessoas e culturas (45 filmes), turismo de aventura (22) e natureza e ecologia (19). A categoria de animação/3D teve sete filmes inscritos

Os vencedores foram anunciados e premiados com estatuetas – araras de ouro, prata e bronze. O grande vencedor do festival  e ganhador do Grand Prix Brasil foi o espanholSantiago é grande que recebeu a Arara vermelha e está automaticamente selecionado para o Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, em novembro, quando vai concorrer ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo.

Na categoria Natureza e Ecologia a arara de ouro foi para o filme Aqüífero Guarani (Brasil), que abordou o principal manancial de água doce da América do Sul, a arara de prata para o filme Lust for Life (Holanda) e a arara de bronze para Rio Uruguai das Nuvens às Corredeiras (Brasil), com um levantamento da bacia do Rio Uruguai, retratando desde as nascentes entre as nuvens da Serra Geral até as corredeiras no extremo oeste catarinense.


Em Destinos Turísticos a arara de ouro foi para o filme Santiago é Grande (Espanha), que apresenta tudo o que a cidade de Santiago tem para oferecer aos visitantes, a arara de prata para o filme Uganda, Friends of the Gorila (EUA) e a arara de bronze para Ruhr 2010(Alemanha), que apresenta espetaculares imagens mostrando a variedade de instalações industriais no Vale do Ruhr e seus habitantes, com destaque para a música e agitação emocional.

Na categoria Hotelaria a arara de ouro foi para o filme 5000 anos de turismo (Brasil), a arara de prata para o filme Spirit hotel (Hungria), que traz imagens convidativas para a busca do equilíbrio entre a água, terra, fogo, ar e espírito, relacionadas com as cinco estrelas do Hotel e Spa Spirit, e a arara de bronze para Sofitel (Portugal), que apresenta com imagens luxuosas todos as acomodações do hotel.

Na Gastronomia a arara de ouro foi para o filme da Abrasel  Campanha Brasil Sabor (Brasil), a arara de prata para o filme Campanha Brasil Sensacional (Brasil), que apresenta uma seleção de imagens com a diversidade turística do Brasil, passando por praias, florestas, resorts e ícones do turismo internacional. E a arara de bronze para Moqueca, só capixaba, o resto é peixada (Brasil), que utilizou como pano de fundo e carro chefe a Moqueca Capixaba, para apresentar a história do Espírito Santo.

Na categoria Pessoas, Culturas e Tradições a arara de ouro foi para o filme STURIS (Brasil), um filme da SP Turis que mostra belas cenas da cidade de São Paulo, com a sua diversidade étnica e cultural, mostrando um pedacinho de cada lugar do Brasil. Entre as cenas que mostram o dia a dia da cidade funcionando e os seus atrativos, como monumentos, restaurantes, teatros e parques, personagens abrem os braços e fazem gestos convidando as pessoas a visitarem a grande metrópole. A arara de prata foi para o filme MAULLIN, El Valle de lluvias copiosas (Chile), que conta a história social e ambiental do Rio Maullin e suas margens. E a arara de bronze foi para O Fio da História (Brasil), um curta-documentário que resgata histórias das primeiras indústrias têxteis de Santa Catarina e a importância do papel da mulher para o setor.
Turismo Religioso teve o primeiro prêmio para o filme My Cross (Portugal), que tem como pano de fundo a Festa das Cruzes, realizada todos os anos em Barcelos. A arara de prata foi para o filme Semana Santa em Ouro Preto (Brasil).

Dos Parques Temáticos o vencedor foi para o filme Presente y futuro Del Parque Nacional Del Chicamocha (Colômbia), a arara de prata para o filme Unipraias (Brasil) e a arara de bronze para Férias Inesquecíveis (Brasil).

Na categoria Transportes a arara de ouro foi para o filme Galapagos Odyssey Yacht(Equador), que apresenta os catamarans Galápagos como a melhor opção para visitar as ilhas. A arara de prata ficou com o filme Taxi Driver (Polônia).

Na Animação/3D a arara de ouro foi para o filme Minhocando pelo mundo (Brasil), produzido em Florianópolis, a arara de prata para o filme Poland – Polish Cities (Polônia), no qual uma bela garota leva os telespectadores para uma viagem nas maiores cidades polacas, mostrando toda a infraestrutura, os mais famosos monumentos e edifícios modernos, em Varsóvia, Cracóvia, Gdansk, Katowice e Lodz. E a arara de bronze foi para Eagle Walk Tirol 3D (Áustria).

Na categoria Filmes sobre o Brasil a arara de ouro foi para o filme O Encontro/O mergulho(Brasil), Santa Catarina e sua história, com imagens incríveis da geografia do estado, relacionadas ao Costão do Santinho Resort. A arara de prata para o filme Campanha – Prepare-se para vir ao Brasil (Brasil) e a arara de bronze para SETUR – ABAV (Brasil).

Na categoria Especial sobre Santa Catarina a arara de ouro foi para o filme Serra Catarinense, um paraíso nas quatro estações do ano (Brasil), que mostra que a serra catarinense é um destino turístico, um paraíso, nas quatro estações do ano, a arara de prata para o filmeAbraço (Brasil), sobre diversos segmentos econômicos do Estado em um gesto de "abraço", agradecendo a solidariedade dos brasileiros. E a arara de bronze foi para o filme WTTC(Brasil).

Na categoria Turismo e Eventos a arara de ouro foi para o filme Rio de Janeiro – Eventos de Sucesso (Brasil), que apresenta os pontos turísticos e a infraestrutura da Cidade Maravilhosa, através de personalidades da cidade com destaques nas áreas de música, culinária, médica, cinema e entretenimento. A arara de prata para o filme Poland – New Dimensions Of Business (Polônia) e a arara de bronze para Jujuy Congresos y Eventos(Argentina).

Foram premiadas também outras nove categorias específicas. Esses filmes estão automaticamente selecionados para concorrer ao Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, em novembro de 2010, ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo.

Na categoria melhor spot comercial para o filme What´s Next (EUA); o melhor filme de divulgação foi Frederic 2010 (Polônia); como melhor documentário a produção Africa’s Lost Éden (EUA).; o de melhor fotografia Cádiz, ES singular, ES plural (Espanha).; a melhor música Sto. Domingo, Capital de La Cultura (Rep. Dominicana); o melhor roteiro teve como vencedor Asset Vídeo (EUA); o filme mais inovador foi para o Extremadura 3d (Espanha).; o de melhores efeitos visuais foi Christimas Miracle in Riga  (LATVIA) e na categoria Raça Atamimanica,  dois filmes receberam a arara de ouro, Eli Heil, criadora e criatura (Brasil) eBrasil doce lar (Brasil).

“O Brasil merece ter uma nova visão perante o mundo, Florianópolis merece um evento deste porte por estar inserida em uma nova cultura, em uma forma de pensar e demonstrar suas belezas e Santa Catarina por ser um Estado arrojado abraça o TourFilm Brazil mostrando que é possível pensar um turismo diferente”, afirmou Jorge Oro, diretor e coordenador geral do evento.

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Valdir Walendowsky, ressaltou que a grandiosidade de um festival como esse não se reflete apenas nas imagens maravilhosas exibidas nas telas do TourFilm Brazil. “O que pudemos observar foi que cada vez mais cultura e turismo caminham lado a lado e não podem ser desassociadas. Esse evento constrói uma nova fase para o turismo no Estado e até no país, impulsionado pelas produções exibidas”, afirmou.

O TourFilm Brazil foi realizado pelo ICEL – Instituto Catarinense da Educação e do Lazer, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Turismo e Funturismo. O evento contou com o apoio de dezenas de entidades ligadas ao turismo, no Brasil e no exterior.

AE

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

.

DICA EMPRESARIAL