16 de jan. de 2012

Formigas estão virando zumbis!


Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que um fungo chamado Ophiocordyceps unilateralis está zumbificando formigas. O parasita infiltra-se no cérebro de formigas carpinteiras tropicais para se alimentar e passa a manipular seus corpos de forma a garantir a perpetuação de sua espécie. A pesquisa é liderada pelo Dr. David Hughes, da Universidade da Pensilvânia, e está relatada em um comunicado de imprensa.

O fungo ataca em duas frentes: em primeiro lugar, usando a formiga como fonte de alimentação; Em segundo, prejudicando seus músculos e o sistema nervoso central para "assumir o comando". O resultado é que a formiga ganha um “andar” zumbi, em que é obrigada a caminhar em direção a uma região úmida e fria – o ambiente perfeito para o crescimento e reprodução do fungo - bem diferente das partes altas da floresta onde costumam ficar.

Isso acontece porque o fungo usa a formiga apenas como uma extensão do seu corpo. Fica fácil identificar as formigas que estão com o fungo na "direção" dos seus corpos, pois elas mantém um comportamento completamente diferente das que não foram infectadas. 

O caminho da morte

As formigas são contaminadas por esporos do fungo quando descem para a parte de baixo da floresta. Os esporos germinam e penetram no corpo da formiga e infectam o animal por inteiro, afetando seu sistema nervoso central. Depois de alguns dias, a formiga estará morta, e uma espécie de haste (parte do corpo do fungo) surgirá na sua cabeça, pronta para liberar mais esporos...



Fonte: www.tecmundo.com.br
Share:

7 comentários:

  1. Ai galera ta na hora de comprar uma 12 se encher de munição e fujam para as colinas!!!

    ResponderExcluir
  2. Caralho maluco... o bagulho é nervoso mesmo.... da até medo dessa porra... kakakakak... (obs. To saindo comprar munição)

    ResponderExcluir
  3. haha lembram de munição esqueceram do rango pow, vão comer bala?

    ResponderExcluir
  4. Po malucos... Vamos arrumar um carango potente pra carregar todo o equipamento.

    ResponderExcluir
  5. Oque é bando de maluco... tão viajando na matéria eh.. kakakakakakak

    ResponderExcluir
  6. Ow!!! Quem é você Gabriel!? Onde vc conheceu o Blog!?

    ResponderExcluir
  7. Opa... sou de Sjosé. Eu trabalhava no campeche... e tenho muitos camaradas ai, por isso semmprre busco coisas dai... valeu...

    ResponderExcluir

.

DICA EMPRESARIAL