23 de jan. de 2012

Herbie começa a virar realidade: piloto automático temporário da Volkswagen serve de base para novas tecnologias

Tecnologia permite que o motorista tire as mãos do volante e os pés dos pedais, deixando o veículo dirigindo sozinho como o carro da ficção, e está lentamente sendo repassada para os novos modelos.
Quem lembra do Herbie, carro da ficção que tinha vida própria e corria nas pistas do filme, pode ter esperanças de ter um sistema ainda mais seguro de autocondução. A Volkswagen está, desde 2011, fazendo testes com um sistema de piloto automático temporário, chamado de TAP (Temporary Auto Pilot), que permite que o motorista tire as mãos do volante e os pés dos pedais, deixando o veículo em velocidade de até 130 quilômetros por hora nas estradas.


Segundo publicação do tablóide britânico Daily Mail, existe um carro de ensaio para a tecnologia, que está lentamente sendo repassada para os novos modelos da marca. O up!, modelo lançado para substituir o Fusca no volume de vendas da marca, já oferece um sistema de frenagem de emergência que para o carro automaticamente em caso de objetos na frente do carro, feito com base na tecnologia de autocondução.


O piloto automático em desenvolvimento funciona em velocidade cruzeiro, que significa a maior velocidade com o menor consumo de combustível, de aproximadamente 130 km/h. Sensores de laser detectam as linhas brancas do centro e das bordas das estradas para assegurar que o veículo permaneça na pista correta. Também analisa a estrada para possíveis obstruções ou outros motoristas na frente e aciona os freios para diminuir a velocidade ou parar o carro.

Isso significa que o motorista pode acelerar até a velocidade desejada, ligar o controle de cruzeiro e tirar as mãos do volante e os pés dos pedais.

No entanto, os engenheiros da montadora alertam que os condutores devem manter a atenção para intervir em situações críticas. A Volkswagen acredita que esse é o próximo passo da tecnologia que auxilia o motorista, que já conta com sensores para estacionamento e alerta para desvio de pista.

Fonte: revista.pensecarros.com.br



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