Uma maneira de controlar as erosões causadas pelo mar na Praia da Armação provavelmente seria a instalação do sistema Bagwall, que me foi apresentado em vídeo por Mikaenzo um visitante do nosso Blog que possui o Blog http://ata-amigosdaterraedagua.blogspot.com que trata do assunto que por também ser uma constante a erosão das costas marítimas na região de Maceió. Já o problema é conseguir informações mais completas a respeito da Bagwall, pois pesquisando nos buscadores, o maior número de respostas é a respeito de um equipamento para treinamento de artes marciais.
Porém depois de muito pesquisar esbarrei com a revista Gestão Costeira Integrada (http://www.aprh.pt/rgci/revista8f2.html) edição nº8 onde avia matéria relacionada ao assunto em questão.
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Pequeno resumo do texto da revista:
“INTRODUÇÃO
O acelerado processo de ocupação urbana da zona
costeira mundial é um dos principais fatores do
impacto ambiental na orla marítima. Esse crescimento
populacional, conforme o Capitulo 17 da Agenda 21
(CNUMAD, 1992) indica uma tendência para o ano
de 2020 de uma população superior a 8 bilhões, onde
cerca de 65% das cidades com mais de 2,5 milhões de
habitantes estarão situadas na zona costeira.
Alguns cientistas estimam que 70% das linhas de
costa no mundo experimentam erosão (Lira,1997).
No Brasil os principais casos de erosão marinha são
devido a dois fatores (MMA, 2000):
Padrões de dispersão e transporte de
sedimentos da zona costeira.
Intervenções humanas na zona costeira, seja
através de obras de engenharia, seja através do
uso do solo inadequados.
Segundo Vallega (2001), “...o chamado efeito estufa,
que é o fator causador da teoria da mudança global, que entre
outros problemas ambientais, têm provocado a alteração do
nível do mar”.
Hunter (2007) após reunião do IPCC em março
de 2007, sugeriu em uma entrevista à agência de
noticias Reuters que “...as cidades litorâneas devem erguer
diques de proteção para conter as marés do futuro”.
Durante este ano o avanço do mar tem ocupado
os telejornais, artigos da imprensa escrita, dentre
outros. A falta de sedimentos na praia é devida à
exaustão da fonte e à retenção de sedimentos através
de barragens fluviais e obras marítimas. Os atuais
processos de controle de erosão costeira através de
obras de contenção têm apresentado deficiências
(MMA, 1998) e, geralmente, não permitem o uso da
praia recreativa.
O presente trabalho revela os benefícios
ambientais obtidos no controle da erosão costeira no
Litoral de Alagoas, com a construção de dois
dissipadores de energia de ondas do tipo barra mar
“Bagwall “.
TECNOLOGIA UTILIZADA/
TECHNOLOGY USED
Atualmente as obras utilizadas para controle de
erosão costeira podem ser resumidas a dois aspectos:
1º) Obras de engenharia via de regra caras e, na
maioria dos casos, destruindo o acesso à praia
por parte da população; portanto, de um lado
preservam a propriedade, e do outro eliminam
um importante recurso natural.
2º) O custo de manutenção das obras que muitos
municípios e proprietários não podem arcar.
Adotou-se como solução para o problema da
Erosão Marinha nos dois casos estudados neste
trabalho uma nova tecnologia; trata-se do dissipador
de energia do tipo Barra Mar “Bagwall”, uma obra de
engenharia rígida que utiliza geoformas preenchidas
com concreto (Saathoff, 1994, 1995), que contém o
avanço do mar na medida que estabiliza a linha de
costa, dissipa a energia das ondas no local da
intervenção sem transferir o processo erosivo para
áreas adjacentes, promove a engorda natural da praia
e garante o acesso da população a praia recreativa
(Tabela 1).
A tecnologia de execução do “Bagwall” consiste
na utilização de geoformas têxteis preenchidas com
concreto ou argamassa bombeados. Inicialmente,
serão procedidas as escavações até se atingir a cota de
projeto onde serão espalhadas as geoformas para
enchimento com concreto. Um caminhão de concreto
abastecerá uma bomba com mangotes de 2" que
bombeará o concreto de boa fluidez e com taxa de
compressão controlada para dentro das geoformas
fazendo o seu enchimento. Após a segunda fiada do
muro serão instalados os drenos horizontais de
geoformas preenchidos com pedrisco e de acordo” (obs. Deste ponto em diante não consegui ler mais a respeito, pois o arquivo em questão estava com falha.)
O acelerado processo de ocupação urbana da zona
costeira mundial é um dos principais fatores do
impacto ambiental na orla marítima. Esse crescimento
populacional, conforme o Capitulo 17 da Agenda 21
(CNUMAD, 1992) indica uma tendência para o ano
de 2020 de uma população superior a 8 bilhões, onde
cerca de 65% das cidades com mais de 2,5 milhões de
habitantes estarão situadas na zona costeira.
Alguns cientistas estimam que 70% das linhas de
costa no mundo experimentam erosão (Lira,1997).
No Brasil os principais casos de erosão marinha são
devido a dois fatores (MMA, 2000):
Padrões de dispersão e transporte de
sedimentos da zona costeira.
Intervenções humanas na zona costeira, seja
através de obras de engenharia, seja através do
uso do solo inadequados.
Segundo Vallega (2001), “...o chamado efeito estufa,
que é o fator causador da teoria da mudança global, que entre
outros problemas ambientais, têm provocado a alteração do
nível do mar”.
Hunter (2007) após reunião do IPCC em março
de 2007, sugeriu em uma entrevista à agência de
noticias Reuters que “...as cidades litorâneas devem erguer
diques de proteção para conter as marés do futuro”.
Durante este ano o avanço do mar tem ocupado
os telejornais, artigos da imprensa escrita, dentre
outros. A falta de sedimentos na praia é devida à
exaustão da fonte e à retenção de sedimentos através
de barragens fluviais e obras marítimas. Os atuais
processos de controle de erosão costeira através de
obras de contenção têm apresentado deficiências
(MMA, 1998) e, geralmente, não permitem o uso da
praia recreativa.
O presente trabalho revela os benefícios
ambientais obtidos no controle da erosão costeira no
Litoral de Alagoas, com a construção de dois
dissipadores de energia de ondas do tipo barra mar
“Bagwall “.
TECNOLOGIA UTILIZADA/
TECHNOLOGY USED
Atualmente as obras utilizadas para controle de
erosão costeira podem ser resumidas a dois aspectos:
1º) Obras de engenharia via de regra caras e, na
maioria dos casos, destruindo o acesso à praia
por parte da população; portanto, de um lado
preservam a propriedade, e do outro eliminam
um importante recurso natural.
2º) O custo de manutenção das obras que muitos
municípios e proprietários não podem arcar.
Adotou-se como solução para o problema da
Erosão Marinha nos dois casos estudados neste
trabalho uma nova tecnologia; trata-se do dissipador
de energia do tipo Barra Mar “Bagwall”, uma obra de
engenharia rígida que utiliza geoformas preenchidas
com concreto (Saathoff, 1994, 1995), que contém o
avanço do mar na medida que estabiliza a linha de
costa, dissipa a energia das ondas no local da
intervenção sem transferir o processo erosivo para
áreas adjacentes, promove a engorda natural da praia
e garante o acesso da população a praia recreativa
(Tabela 1).
A tecnologia de execução do “Bagwall” consiste
na utilização de geoformas têxteis preenchidas com
concreto ou argamassa bombeados. Inicialmente,
serão procedidas as escavações até se atingir a cota de
projeto onde serão espalhadas as geoformas para
enchimento com concreto. Um caminhão de concreto
abastecerá uma bomba com mangotes de 2" que
bombeará o concreto de boa fluidez e com taxa de
compressão controlada para dentro das geoformas
fazendo o seu enchimento. Após a segunda fiada do
muro serão instalados os drenos horizontais de
geoformas preenchidos com pedrisco e de acordo” (obs. Deste ponto em diante não consegui ler mais a respeito, pois o arquivo em questão estava com falha.)
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Acredito que o uso do sistema Bagwall é muito interessante principalmente para a nossa região que vive quase que exclusivamente do turismo, e este sistema acaba por criar escadarias para a praia, ao contrario do que acontece com a barreira de pedras que estão fazendo no momento.
Passei algum tempo conversando com pessoas de regiões atingidas pelas erosões costeiras e todas elas foram unanimes no fato de que a barreira de pedras é uma solução provisória que com o tempo vem a aumentar o problema.
Não sei em que estagio estão os trabalhos de pesquisa e estudos das correntes marítimas na região, na verdade nem sei se está havendo algum estudo, mas acredito que deve ser levado em conta o uso do Bagwall.
Outra maneira que descobri e que também acredito ser muito mais interessante que a criação das muralhas de pedras que estão criando, é a “construção de arrecifes artificiais submersos” que faz com que o próprio mar ajude no alargamento da faixa de areia, pois a areia após ultrapassar os arrecifes fica presa.
Bom! Existem com certeza muitas maneiras de solucionar este problema, mas acredito que a muralha de pedras que foi criada não é a mais indicada, e com certeza vai dificultar a implantação de qualquer outra medida de contenção.
O que vocês acham?
Abaixo está vídeo que falei. ( Eu ia colocar algumas fotos e editar melhor o conteúdo, porém as ferramentas do google como picasa e o editor atualizado do blogger, assim como outras ferramentas estão meio fora da casinha hoje.)
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